De acordo com informações do Portal UOL, pelo menos seis cidades do eixo Rio-São Paulo, governadas pelo Partido dos Trabalhadores ou aliados, teriam sido favorecidas pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva com repasse de emendas que não passaram pelo Congresso Nacional, o que impulsiona ainda mais a premissa de que isso de fato tenha acontecido. Mauá, Araraquara, Diadema e Hortolândia – em São Paulo – e Cabo Frio e Belford Roxo – no Rio de Janeiro. Segundo a apuração, esses municípios levaram vantagens frente a localidades maiores ou IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) menor, ultrapassando em volume de recursos pelo menos 13 capitais brasileiras. Num país sério, esses motivos seriam suficientemente bastantes para que um processo de impeachment pudesse ser aberto na Câmara dos Deputados. Não que não exista por outros motivos – e que talvez não tenham rendido assinaturas necessárias ou colocadas em pauta – mas as lideranças legislativas parecem ter problemas maiores para fiscalizarem, discutirem ou votarem. Muito provavelmente, você que lê esta coluna, reconhece problemas de saúde na sua cidade que carecem de recursos que seriam facilmente solucionado por verbas com cifras até inferiores aos R$ 645 milhões despachados. Mas existem prioridades…
A delegação de Franca participou da 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), fase estadual, encerrada neste domingo, em Itatiba. O evento organizado pela Secretaria Estadual de Esportes, em conjunto com a Prefeitura, reuniu em torno de 3,1 mil atletas acima de 60 anos, representando 220 cidades, em 14 modalidades. Franca esteve presente com atletas da própria cidade nas modalidades de coreografia, dança de salão, damas, xadrez masculino e os vôleis adaptados, masculino e feminino, respectivamente, nas faixas etárias de 60 e 70 anos. Ao final do evento, três medalhas de bronze foram obtidas, com a dança de salão (Max e Meire), dama masculino (Luiz Aurélio Jr) e a equipe de vôlei masculino, que venceu na disputa pelo terceiro lugar Pindamonhangaba por 2 a 0. Mateus Caetano, presidente da FEAC, agradeceu a participação e a determinação de cada atleta, reiterando o convite para que futuros atletas, homens e mulheres, se integrem ao grupo e comecem a participar dos treinamentos, que são realizados no Champagnat pelas manhãs, durante toda semana. Além dos JOMI, a participação das equipes segue neste semestre em campeonatos regionais da Associação Pró-Voleibol e CBVA Confederação Brasileira. A cidade anfitriã, Itatiba foi a campeã da competição.
Pela Copa FEAC de Basquete, mais uma rodada foi completada no sábado, com a realização de dois jogos no período da tarde, com os seguintes resultados: Manoel Adulto 60 a 39 SJ Basquete e HNK 84 a 51 Arena Patriots. A próxima rodada está programada para sábado, 24, começando às 13 horas, quando jogarão Chuí 16 x Dream Team, Golden Star x Shars e Brewers x Jussara. Esta rodada será complementada no dia seguinte, domingo, a partir das 9 horas, entre The Bronx x Athletics, Walves x Shinaider e Rafa’s x Farmácia São Matheus.