A “Semana Global do Empreendedorismo” (SGE) acontece anualmente em novembro, simultaneamente em mais de 180 países e, mais uma vez, tivemos a oportunidade de incluir Franca neste calendário, através da IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca).
Ao redor do mundo este movimento é realizado desde 2007, com o objetivo de capacitar, inspirar e conectar empreendedores. No Brasil, foi instituída no calendário nacional pela Lei 14.135, de 2021, sancionada em abril pelo presidente.
Em Franca, durante uma semana, a programação teve três eventos por dia, entre palestras, oficinas e mesas-redondas, com temas das mais diversas áreas do empreendedorismo. Com grande orgulho, posso dizer que todos, sim, todos os envolvidos, foram de forma voluntária doar seu tempo e compartilhar suas experiências com os participantes. O evento teve entrada gratuita e foi projetado para poucas pessoas, em função dos protocolos de segurança pertinentes ao momento que passamos.
Uma das primeiras confirmações que tivemos é de que as pessoas ainda têm receio de eventos presenciais, embora os bares andem lotados, e logo percebemos que a adesão seria abaixo do esperado. Isso foi um problema? Claro que não, alguns eventos da agenda se transformaram em rodas de conversas e, quem esteve presente, pôde extrair um conteúdo muito rico dos palestrantes. Perdeu quem não foi, e muito.
Mas as lições não param por aí. Com o decorrer do evento notei que, independentemente do tema, a conversa ia parar em como a inovação e a tecnologia têm influenciado no desenvolvimento do mercado. No âmbito jurídico, advogados se preparam para resolver problemas que não viram na faculdade, como as demandas provenientes do sistema blockchain, por exemplo. Não sabe o que é isso? Sugiro que se atualize com urgência, pois não se trata de futurologia, estamos falando do presente.
Foram ao menos três eventos para falar dos maiores desafios do mercado digital e os gargalos dos e-commerces, que cresceram exponencialmente nos últimos dois anos. Dentre as apresentações que mais me marcaram está a oficina de impressão em 3D: o desenvolvimento dos filamentos (matéria-prima para estas impressões) permite imprimir cada vez mais itens, de brindes a próteses humanas e alimentos.
Se você já começou a viajar nas infinitas possibilidades do universo das impressões, vou dar um upgrade na sua jornada. A UPS, um dos maiores players logísticos do mundo e que diariamente distribui mais de 14 milhões de encomendas, já considera transformar seus centros de distribuição em centros de impressão.
Falamos ainda sobre branding e como o desenvolvimento da tecnologia e as mudanças do comportamento do consumidor têm desafiado as marcas em seus posicionamentos de mercado. As novas profissões foram abordadas, a exemplo os Digital Influencers, pessoas que influenciam outras pessoas pelos canais on-line. Mas já imaginou se no lugar de pessoas esses influenciadores fossem personagens digitais? Pois é, a apresentadora Sabrina Sato apresentou esta semana a sua personagem digital Satiko, uma influenciadora 100% digital, um avatar humano para a exploração do metaverso.
Falando em metaverso, já temos notícias da compra de terrenos que só existem por lá. No mundo virtual Decentraland temos os dois primeiros recordes históricos de valor de venda de terrenos. Parece coisa de filme, mas não é. O mundo colaborativo permite que as pessoas interajam através de seus avatares, como se fosse uma vida paralela e, uma das possíveis atividades, é a compra e venda de bens.
Neste caso, estamos falando de sublotes de 5m² cada, totalizando uma área virtual de pouco mais de 550m², negociada pela quantia de US$ 2,4 milhões, algo em torno de R$ 13 milhões, e a transação acontece através dos tokens não fungíveis, os tão falados NFTs, que são apenas mais uma das possibilidades do sistema blockchain.
Vale ressaltar que, com esta compra, a cotação da moeda virtual utilizada na Decentraland (MANA) disparou 30%, valorizando outro terreno comprado por aproximadamente US$ 900 mil há alguns meses, mas já avaliado em mais de US$ 6 milhões. A empresa Tokens.com comprou esta área com o objetivo de realizar desfiles de moda e vendas para avatares.
Grandes marcas como Nike e Adidas já se posicionaram, anunciando a implantação de suas operações em plataformas no metaverso.
A esta altura seria redundância dizer o quanto a “Semana Global de Empreendedorismo” na IMPERA foi inspiradora. Meu objetivo neste artigo é trazer um pouco dessa inspiração, um tanto de atualização e provocar a reflexão em cada um de vocês. Até a próxima!
Jean Dunkl
@jeandunkl
CEO da CPD Consultoria e da Espacio de Color, mentor em Gestão Estratégica de Negócios, gestor da Impera e voluntário da Singularity University