Se queremos crescer pessoal e profissionalmente, devemos ser sempre gratos às oportunidades que nos são dadas pela vida. A palavra gratidão deriva do latim Gratia, que significa favor, e Gratus que é traduzido por agradar. Gratidão é, portanto, virtude moral, hábito, modo de buscar a vida. Em meio a tantas atividades cotidianas, mal identificamos fatos que nos fazem ser gratos. É preciso nos questionar: Eu tenho agradecido pelo que tenho ao invés de, simplesmente, reclamar? De 0 a 10, o quanto eu me considero grato pela vida?
A gratidão é uma importante aliada no processo de bem estar e realização. Agradeça sempre, mesmo em momentos de desafios, isso ajuda a ter metas, objetivos e a reconhecer o que se tem; não lamente pelas coisas que não tem, para que não fique preso ao obstáculo, mas procure ser resiliente e busque, continuamente, coisas maiores.
Pessoas que sentem gratidão experimentam menos estresse, depressão e sentimentos negativos. O psicólogo americano Abraham Maslow, aponta em seus estudos, que a gratidão e suas influências positivas em nosso cotidiano interferem na saúde vital.
Segundo uma pesquisa feita pelo professor da Universidade da Califórnia QUEM???, as pessoas que expressam mais gratidão, têm emoções mais positivas. Robert Emmons em seu livro “Agradeça e seja feliz”, destacou vários benefícios da prática da gratidão: aumento da energia, diminuição da pressão arterial, redução de dores e mal estar, melhoria na qualidade do sono, disposição para buscar coisas positivas, eliminação de emoções tóxicas, como o rancor e o medo, prazer pela vida social dentre outros.
Praticar a gratidão muitas vezes não é fácil, assim como praticar o perdão, e este ato não depende de classe social, gênero, cor, atividade ou qualquer outra coisa. É uma virtude que precisa ser cultivada, exercitada, vivenciada independentemente da situação.
A gratidão cura as feridas da alma! E, ela depende de uma auto análise, observando e valorizando tudo que se tem; muitas vezes, exercitando uma mudança de fala e pensamento, buscando ver aspectos positivos sobre as coisas; frequentando sessões de terapia para, junto a um profissional, entender ao que se deve ser grato e exercitar tal benefício.
A gratidão nos impulsiona a ir além, ela nos motiva a buscar coisas novas, a ter amor. Se um indivíduo não é grato pelo que conquistou, provavelmente, não será pelo que irá conquistar e, talvez, perca os rumos de sua vida, não alcançando seus objetivos e metas. Reconhecer coisas boas em nossa vida é o alicerce de toda abundância. Para se atingir metas, é preciso sonhar, viver e todo dia agradecer.
A meditação ou a oração, vindas do coração, auxiliam nessa tradução dos sentimentos, na concentração do que se agradece. Muitos pacientes chegam com dificuldade de se sentirem gratos, com o coração aos pedaços. No começo, é preciso reconhecer suas fragilidades, ajudar a visualizar o que sobrou para seguir em frente. E, como exercício, praticar a gratidão, utilizando um simples caderno, no qual se pode ver, escrever e analisar todos os dias, os motivos que podem fazer com que se torne grato. Um outro exercício seria escrever uma carta de agradecimento, expressando a satisfação e apreciação por alguém, mesmo que por si mesmo. Havendo relutância de se colocar no papel, é importante procurar fazer, mesmo que mentalmente, preferencialmente, em frente ao espelho, refletindo por alguns minutos do seu dia. No começo essas lições podem parecer estranhas, mas, com o tempo, é possível ver os resultados. Gratidão gera maturidade emocional!
A gratidão muda perspectivas frente às adversidades, ainda que se esteja em constantes lutas, aparentemente, sem motivos. Pratique a gratidão em seu cotidiano, por si e para si, e veja os benefícios para sua vida! Demonstre gratidão por sua história de vida, por tudo em que se tornou.
Meu nome é Renata, sou Radialista e Colunista Social, além de Psicóloga e Coach. Escrever é minha paixão e enche meu coração de felicidade. Hoje, eu só quero dizer: Obrigada, meu Deus, por tudo!
Eu o desafio a expressar gratidão por algo ou alguém. E me contar, se e como a sua vida se transformou a partir dessa prática! Espero que a abordagem desse tema contribua poderosamente para você descobrir os benefícios de ser grato.
Minha gratidão a você que começa a me acompanhar neste importante jornal!
Renata Comparini
Psicóloga