Você certamente já pensou em desistir do seu negócio, seja por conta das adversidades do mercado ou simplesmente cansaço físico e mental. É muito comum vermos empreendedores desmotivados e, nem mesmo aquela paixão por empreender, está ajudando na hora de levantar-se da cama e ir para o trabalho. O que precisamos entender é o que te motiva a desistir de algo tão valioso: um projeto que você tanto ama e um dia sonhou ser seu negócio.
Se esse desânimo é porque você não acredita mais no projeto ou porque entendeu que isso não te traz mais felicidade, independentemente de estar dando ou não resultados, então é hora de pensar na melhor solução para que esse encerramento seja tranquilo. É natural que isso aconteça.
No entanto, devemos nos atentar para que essa desmotivação não seja causada pelas adversidades, pois sabemos que o empresário, na maioria das vezes, é solitário e não precisa passar por isso sozinho.
Então, se esse for o caso, cabe uma revisão no modelo de negócios: ajustes simples que facilitam o andamento da empresa, ajustes mais agressivos, propondo redução/aumento de mix (tirar e colocar produtos da sua carteira ou serviços) ou até mesmo mudar a área de atuação.
De tempos em tempos é importante fazer uma revisão no modelo de negócios, até porque o mercado é dinâmico e o que está em alta hoje pode não estar mais daqui um ano ou dois. Além disso, os hábitos de consumo se alteram no decorrer do tempo, como temos vivenciado nesta pandemia do novo coronavírus.
Independente da sua decisão, um Diagnóstico Empresarial é extremante importante para compreender como está a saúde da sua empresa, pois mostra o retrato atual do negócio em todas as suas áreas. A partir das informações e dados levantados, é possível corrigir problemas como custo elevado, dívidas, capital de giro inadequado, perdas e ainda enxergar onde estão os principais gargalos.
O processo consiste em levantamento de informações em todas as áreas da empresa, análises dos indicadores financeiros, comerciais, administrativos e operacionais. Além disso, o diagnóstico ajuda a traçar processos e estratégias com base nos outros setores de sua empresa, como Gestão de Pessoas, Estoque, Compras, Administrativo, Logística, Tributos e Comercial.
Com dados analíticos é possível entender se, de fato, é a hora de encerrar o negócio ou apenas mudar a direção para um crescimento saudável e sustentável. Um planejamento estratégico pode ser a solução que você precisa no momento, para desenvolver ações assertivas e tomar decisões com segurança.
Não desista tão fácil do seu sonho empreendedor!
Jean Dunkl
CEO da CPD Consultoria, consultor especialista em Gestão Estratégica de Negócios, gestor da Impera
(Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca)