O boletim distribuído pelo partido Novo traz ótimas dicas para quem pretende ser candidato nas eleições de 2024. Os tópicos são interessantes e podem servir agora inclusive a outras siglas partidárias, das quais pouco se vê sobre táticas e técnicas de comunicação mais ampla com a população. As habilidades que qualquer candidato precisa passar a desenvolver desde já, se quiser tornar o sonho da sua eleição em uma realidade.
Comunicação eficaz – Ser um líder político exige a habilidade de se comunicar de maneira eficaz. Domine a arte de expressar suas ideias de forma clara e persuasiva para conectar-se com eleitores e construir confiança.
Empatia e Conexão – Entenda as necessidades de sua comunidade. A empatia cria conexões genuínas, mostrando que você se importa. Mostre que está disposto a ouvir e a agir em prol do bem comum.
Estratégia e Planejamento – O sucesso político requer estratégia. Planeje com antecedência, conheça as questões críticas e elabore soluções realistas. Uma visão clara e um plano bem definido são fundamentais para atingir seus objetivos.
Forte presença digital – Não subestime o poder das redes sociais! Construa uma presença digital forte para alcançar um público mais amplo. Crie conexão com o seu público para manter seus seguidores informados e organicamente engajados.
Seja consistente – A política pode ser desafiadora, mantenha-se resiliente em face das adversidades e permaneça fiel aos seus princípios. A integridade adquirida pela consistência do seu discurso é a base da confiança com seu eleitorado.
As particularidades e recursos de cada partido e seus integrantes também são importantes desde que apontem os meios para alcançar a finalidade, com proveito e aplicação eficiente dos recursos financeiros que o Fundo Partidário terá disponível, em torno de R$ 5 bilhões para todos os mais de 5.500 municípios, inclusive capitais.
Quanto aos pretendentes a vereadores, muitos sem condições de competir como estreantes e enfrentando a concorrência dos atuais detentores de cargos e mandatos, devem usar a criatividade e cuidar da boa imagem pessoal, desde trajes adequados aos pronunciamentos e posições que tiverem em relação a problemas e necessidades maiores do eleitorado, evitando promessas e ilusões, antes de serem eleitos e consolidados como representantes legítimos dos anseios da maioria.
No emaranhado dos 33 partidos atuais no cenário brasileiro, alguns sequer terão condições de promover seus candidatos, ficando ainda na dependência das coligações e federação de siglas ainda em andamento, para culminar em maio de 2024.
Enfim, política é um trabalho de arte e criatividade, impondo responsabilidade a quem pretende participar para melhorar e oferecer doação pessoal pela democracia, com honestidade, competência, dedicação a princípios e ordenamento na legalidade.