É interessante ver propaganda oficial do governo paulista promovendo vias de exportação com treinamento, motivação e incentivo ao empresariado que precisa de estímulo, mas não dispõe de recursos para retomar produção, garantir empregos e contribuir com tributos.
É preciso, contudo, tomar medidas concretas contra as chances e atrativos vindos de outros estados tirando a estabilidade instalada da indústria calçadista, afetando a extensão de sua base produtiva como o couro e matérias primas essenciais na confecção de todo tipo de calçado, entre várias linhas em produção como sapatos masculinos, femininos, tênis, botas, chinelos e sandálias.
Há mais de um ano as lideranças paulistas do sapato tem procurado mostrar ao governo temer pela redução de oportunidades de trabalho com a saída de empresas daqui, como as que foram para Minas Gerais, Bahia e Ceará, porém a letargia e o punhado de reuniões até agora não tiram esse perigo do caminho.
Os empresários que gostariam de exportar e ter novos mercados em diversos países estão retraídos não só com uma instabilidade política e econômica do país, como prudentemente até evitam investir financeiramente enquanto as expectativas não melhoram. Veja o programa.
EXPORTA SP – Conforme já divulgado no Jornal VERDADE, uma micro, pequena ou média empresa, startup ou um pequeno(a)
produtor(a) rural que tiver interesse em exportar sua produção ou serviços, no Programa Paulista de Capacitação para Exportações recebem suporte de especialistas em comércio internacional para criar um planejamento de exportação para a empresa e poderá entrar ou melhorar a posição no mercado internacional.
O programa tem como objetivo preparar micro, pequenas e médias empresas paulistas para acessar o mercado internacional, que podem ser do setor industrial, do agronegócio, de serviços e até mesmo um startup. A capacitação tem a duração de 4 (quatro) meses e aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços.
Ao longo do treinamento, temas sobre inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas são ministrados por especialistas em cada um dos tópicos.
Durante o treinamento no Exporta SP, o empreendedor terá aulas e acesso à plataforma online de conteúdo. Também serão realizados workshops, que auxiliarão os participantes a construírem uma rede de contatos de empresários que buscam a inserção no mercado internacional. É totalmente online e isento de custo para participação das empresas selecionadas.
Até outubro de 2023, foram disponibilizadas 1.000 vagas para empresários (as) de todas as regiões do estado de São Paulo. As inscrições para a próxima turma estão abertas até 08/03/2024. Para se inscrever no processo de seleção da turma, basta preencher o formulário de cadastro e verificação da maturidade exportadora. Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, nenhum dado das empresas será compartilhado com qualquer instituição sem que exista a expressa permissão de seus responsáveis. Para mais informações: contacte o SINDIFRANCA ou a equipe de promoção de exportações da InvestSP: Promoção de Exportações spexport@investsp.org.br ou pelos telefones (011) 3100-0349 | (011) 3100-0395.