No dito popular “filho feio não tem pai” e quando lembramos dos inúmeros esforços feitos para que não se fechasse o núcleo de atendimento à mulher, criado por Gilson de Souza onde funcionava um antigo pronto-socorro, próximo do terminal rodoviário, poucos ou quase nenhum vereador e políticos de ocasião foram ao prefeito para impedir. O espaço foi desativado por capricho e/ou vingança de campanha. E a obra foi apagada, ficando só na lembrança a “Casa da Mulher”, móveis e os equipamentos desativados e nada mais se falou a respeito.
Mais tarde, já no decorrer da atual administração municipal que se repetiu por fatalidade e sorte no segundo turno de 2020, para desapontamento das mulheres e da população em grande maioria agora vivendo o drama de uma escolha mal feita. Para a diminuição de filas de espera para os exames de Mamografia antes feitos sem limites, veio a solução mágica: o governo Tarcísio de
Freitas se dispôs a enviar uma carreta de equipamentos e resolver o problema das filas de espera. Mas o prefeito rejeitou…
Ainda que se saiba a influência direta da primeira-dama na escolha de algumas secretárias de sua amizade e convivência, em detrimento da meritocracia a quem de fato deva ser indicado para funções importantes, as áreas fundamentais da Educação,
Saúde, Ação Social e subdivisões de outras especialidades, tem sim a presença dessas aliadas e com isso a influência feminina aparece mais forte que o próprio burgomestre.
De repente, aparece no cenário novamente uma mulher eleita pela maioria dos francanos, representando dignamente a força feminina que é deputada estadual e delegada Graciela de Lourdes David Ambrósio, pronta a buscar entendimento com
as áreas estaduais da Saúde, aumentando o número de leitos do SUS no complexo ‘Santa Casa’ e, ainda, a inclusão – novamente! – de Franca e região no roteiro da carreta para exames de Mamografia. Atendimento iniciado em fins de outubro, prosseguindo até os próximos dias.
Depois disso, agora aparecem inúmeros ‘padrinhos e madrinhas’ dessa conquista e o mérito único é da deputada Graciela foi aproveitado pelos ‘papagaios de pirata’ que só vivem de fotos e imagens sem nexo em obras inconclusas, para tirar proveito pessoal que os torna em ridículos figurantes do cenário desgastado no núcleo provinciano indo além-fronteiras para cortejar governador mineiro, pilotos de aviões fora da rota local e outras baboseiras. Só faltou um exame de ‘mamógrafo’ das tetas do erário público!
Ponto final: as mulheres sabem que os exames de Mamografia que se fazem aqui, só vieram por obra e graça do governador Tarcísio e ação da deputada Graciela. O resto é só oportunismo eleitoreiro, figuração de carreiristas políticos provincianos.