Alcançando novos métodos de gestão, especificamente no setor industrial de calçados que é manufatura onde a produtividade significa maior lucro e melhor face no desempenho, o ‘lead-time’ que analisamos na edição anterior do VERDADE, traz à luz de exemplos práticos e comprovadamente funcionais para o segmento local.
Há casos exitosos como um empresa farmacêutica, usuária da tecnologia para acompanhamento e gestão de seus fluxos produtivos. Empresa familiar fundada há mais de 50 anos, a Apsen, com sede em São Paulo, passou, nesse período, de um pequeno laboratório para um parque fabril.
A gestão do chão de fábrica, antes feita no papel e na caneta, com dados digitados em uma planilha excel, agora é realizada por um software e aplicativo, que lança mão de recursos como internet das coisas e inteligência artificial. Todo o ciclo produtivo passou a ser monitorado em tempo real, incluindo uma visualização 360° da fábrica. O ‘lead time’ industrial da farmacêutica foi reduzido em
46%.
Impacto direto – O ‘lead time’ tem um impacto direto nos custos operacionais de uma empresa. Quanto maior o ‘lead time’, maior a
necessidade de manter estoques para evitar a ruptura de estoque e conseguir atender à demanda do cliente. Isso, por sua vez, leva a custos adicionais, incluindo custos de armazenamento e custos de capital parado, além do aumento de riscos associados à obsolescência ou deterioração do produto.
Impacto indireto – O ‘lead time’ pode afetar a reputação e a competitividade de uma empresa. Clientes valorizam empresas que conseguem fornecer produtos e serviços de forma rápida e eficiente. Assim, um longo ‘lead time’ pode resultar em insatisfação do cliente, o que pode levar a perdas de vendas e danos à reputação da empresa.
RESULTADOS DA REDUÇÃO – Uma empresa que consegue reduzir o seu ‘lead time’ pode ganhar uma vantagem competitiva. A capacidade de entregar produtos mais rapidamente do que os concorrentes pode ser um ponto de diferenciação significativo. Além disso, um menor ‘lead time’ pode permitir uma resposta mais rápida às mudanças na demanda do mercado, o que pode ser particularmente valioso em setores de rápido movimento ou grande variação de demanda.
Uma gestão eficiente do ‘lead time’ pode devolver ao caixa da empresa milhões de reais. Essa liberação de capital de giro pode fortalecer a competitividade e saúde financeira da empresa, permitindo o reinvestimento em aumento de capacidade, desenvolvimento de novos produtos, melhorias tecnológicas e ainda proporcionar redução de dívidas e melhora na liquidez, entre outros benefícios.