Por Pedro Maia
Editor-chefe
Criminosos têm se passado por agentes de saúde a fim de aplicar golpes virtuais a pacientes do município de Batatais, localizado a cerca de 49,5 quilômetros de Franca. O alerta foi feito pela Prefeitura através da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) local.
Segundo o comunicado, relatos recebidos pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dão conta de que golpistas entram em contato por telefone com moradores, identificando-se como servidores municipais da área da saúde. Durante a ligação, informam falsamente que o paciente precisa baixar um aplicativo em seu celular para acompanhar agendamentos de consultas, exames e outros atendimentos.
“A Semusa esclarece que não está realizando qualquer campanha de contato telefônico para solicitar a instalação de aplicativos em aparelhos celulares e que não orienta pacientes a fornecer dados pessoais, senhas ou códigos recebidos por mensagem”, destaca o alerta. As autoridades tomaram conhecimento das tentativas de fraudes após pacientes confirmarem se as solicitações feitas pelos golpistas eram realmente oriundas das unidades de saúde.
Diante do exposto, a Prefeitura orienta aos munícipes que não executem downloads indicados por desconhecidos e nem compartilhem informações pessoais, encerrando imediatamente qualquer ligação com esse intuito. “Em caso de dúvida, o paciente deve procurar sua Unidade Básica de Saúde ou entrar em contato diretamente com os canais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde”, finaliza o comunicado.