Por Pedro Maia
Editor-chefe
Foi publicado no Diário Oficial do Município o edital que estabelece a suspensão de expediente nas repartições públicas nos dias 27 e 28, em razão do Dia do Servidor Público, comemorado anualmente em 28 de outubro. A celebração foi criada durante o governo do presidente Getúlio Vargas, quando as leis que regem os direitos e deveres destes profissionais foram instituídas.
Durante o período de suspensão, apenas os serviços essenciais funcionarão, como os Prontos-socorros ‘Dr. Álvaro Azzuz’ (Adulto) e ‘Dr. Magid Filho’ (Infantil), as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Anita e do Aeroporto, o SAMU, o CAPS AD III e o CAPS AD. Além disso, os Conselhos Tutelares, a Guarda Civil e o Abrigo Provisório atuarão em regime de plantão. A coleta de lixo seguirá normalmente.
Os parques municipais estarão abertos para quem deseja praticar atividade física ou passar por momentos de lazer, como o Complexo Poliesportivo, os Parques dos Trabalhadores, Fernando Costa e Caxambu, que funcionarão das 6 às 20 horas, enquanto o Jardim Zoobotânico abrirá das 7h30 às 17 horas.
E os serviços estaduais?
As alterações nos serviços públicos estaduais se darão em razão da antecipação do Dia do Servidor Público para o dia 27, portanto, segunda-feira. Na saúde, por exemplo, os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) abrirão normalmente. Já as unidades da Secretaria da Fazenda no Estado estarão fechadas e retornarão normalmente na terça-feira (29).
O Bom Prato seguirá seu horário normal em todas as unidades, assim como o Poupatempo.
As escolas estarão suspensas na segunda-feira, retomando as atividades no dia seguinte.