Por Pedro Maia
Editor-chefe
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) informou que 297 motoristas tiveram suas CNH’s (Carteira Nacional de Habilitação) cassada ou suspensa no município de Franca, em 2024. Isto significa que em média, a cada cinco dias, um condutor perdeu em definitivo ou temporariamente o direito de dirigir.
De acordo com o divulgado, 108 pessos tiveram a carteira de motorista cassada e 189 suspensa.
Respondem ao processo de suspensão da CNH os condutores que ultrapassam o limite de pontuação permitido ou cometem multas gravíssimas, consideradas autossuspensivas. Os processos de suspensão pelo acúmulo de pontos podem ser instaurados quando o motorista atingir, no prazo de um ano a contar da data da primeira autuação, 20, 30 ou 40 pontos na CNH, a depender da gravidade das infrações cometidas.
Na situação de reincidência, quando o condutor é pego dirigindo ou infringindo a lei enquanto ainda está suspenso, inicia-se o processo de cassação da CNH – que implica na retomada de todo o processo de habilitação somente após prazo de dois anos da cassação, para que o motorista readquira o direito de dirigir.