CREA-SP, AERF, AFVRG e Sindicato Rural de Franca se unem durante a 5ª edição da Alta Café – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana, que será realizada entre os dias 8 a 10 de abril de 2025, no Clube de Campo da Franca. O objetivo da parceria entre as entidades é fazer o plantio de mudas nativas da região para a neutralização da emissão de carbono gerado pelo deslocamento de expositores e participantes durante o evento.
“Vamos aplicar uma pesquisa via QRcode entre os expositores e visitantes para saber quantos quilômetros deslocaram para irem e voltarem da Feira e o tipo de combustível de seus veículos. Na sequência, calculamos a emissão de carbono gerada e convertemos essa quantidade em número de árvores que deverão ser plantadas para neutralizar a poluição”, explica Roberto Nobuioshi Maegawa, engenheiro agrônomo e inspetor chefe regional Franca GR3 do CREA -SP.
Antecipando o impacto, as entidades já se organizaram para plantarem ainda em março 100 mudas. Outras 140 mudas serão distribuídas aos participantes ao longo dos três dias de evento.
Essas 240 árvores são capazes de sequestrar aproximadamente 34,29 toneladas de CO2, o que equivale a 202.876 km percorridos a gasolina ou 18.045.263 km rodados a etanol.
“Para garantir que o impacto ambiental seja completamente neutralizado, após o evento será realizado um levantamento detalhado das emissões geradas. Caso necessário, novas mudas serão plantadas para compensação adicional”, finaliza Maegawa.
“A 5ª Alta Café 2025 reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao implementar essa ação inovadora, promovendo a conscientização ambiental e incentivando práticas sustentáveis no setor cafeeiro”, comenta José Henrique Mendonça, presidente do Sindicato Rural de Franca e da 5ª edição da Alta Café.