O mercado de trabalho na cidade de Franca, no interior paulista, tem apresentado sinais positivos nos últimos meses, com ofertas de vagas em diversas áreas. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a geração de empregos no primeiro semestre de 2024 na cidade cresceu cerca de 30%.
Setores como serviços, indústria e tecnologia têm se destacado, impulsionando a demanda por profissionais qualificados. Com o aumento da competitividade, é importante investir em capacitação. Trabalhadores com ensino superior, por exemplo, podem ganhar até 126% a mais do que aqueles menos escolarizados, como aponta pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). Além disso, é importante compreender as tendências do mercado para garantir boas oportunidades.
Setores em alta
Com a expansão econômica e as mudanças no perfil de consumo e produção, algumas áreas têm se destacado na cidade. Entre os setores promissores, estão:
Comércio e serviços: a economia de Franca é fortemente baseada no setor de serviços, que responde a uma grande parte das oportunidades de emprego. Vagas para vendedores, atendentes, gestores de relacionamento e profissionais de atendimento ao cliente têm sido cada vez mais frequentes.
Indústria: a cidade é tradicionalmente conhecida como “capital do calçado” e segue sendo um polo importante na indústria calçadista. Há demanda por mão de obra especializada, como designers e profissionais da área de logística.
Tecnologia da informação: o mercado de TI fechou o segundo semestre de 2024 com 22% de crescimento, segundo uma pesquisa realizada pela Advance Consulting, evidenciando a necessidade de bons profissionais para atuar nessa área. E em Franca, onde empresas de tecnologia estão cada vez mais se estabelecendo, isso abre portas para novos talentos.
Saúde: com populações cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida e o bem-estar, a busca por profissionais da área da saúde também é impulsionada. Enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas, por exemplo, são algumas das especializações mais procuradas.
A importância da qualificação
As novas tendências do mercado impactam diretamente nas habilidades profissionais exigidas, assim a busca de capacitação contínua é importante para acompanhar as mudanças e inovações.
Além de habilidades técnicas, competências socioemocionais, como comunicação, trabalho de equipe e resiliência, têm sido cada vez mais valorizadas pelos empregadores.
E, para aumentar as chances de sucesso profissional, algumas estratégias podem ser adotadas, como:
Investimento em educação: cursos técnicos e profissionalizantes ajudam a ingressar rapidamente no mercado. Faculdades e instituições como Senai e Senac oferecem capacitação de qualidade em diversas áreas.
Networking: conectar-se com profissionais da área desejada pode abrir portas. Participar de eventos, feiras e workshops é uma excelente forma de ampliar contatos.
Mantenha-se atualizado: como o mercado muda constantemente, é importante estar atento às tendências e novidades do setor que podem fazer toda a diferença.
Habilidades interpessoais: cada empresa e vaga valoriza competências interpessoais diferentes, mas algumas mais comuns e buscadas incluem comunicação, liderança, empatia e resolução de conflitos.
Acesso ao ensino superior e qualificação
Com a crescente demanda por profissionais qualificados, muitos estudantes procuram entender melhor o que é Sisu para acessar oportunidades no ensino superior. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que permite o ingresso em universidades públicas, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O ensino superior proporciona mais oportunidades no mercado de trabalho e mais chances de ascensão na carreira. A vida universitária também ajuda no desenvolvimento de outras habilidades, como pensamento crítico, resolução de problemas e construção de redes de contatos.
Assim, para quem busca crescer profissionalmente em Franca, a qualificação acadêmica pode abrir portas para melhores oportunidades.