Por Pedro Maia
Editor-chefe
Calor excessivo e bastante suor! O Brasil enfrenta uma nova onda de calor a partir desta segunda-feira, 17 de fevereiro. Segundo prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período se inicia em áreas dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, se estendendo, posteriormente, pelos estados do Goiás e da Bahia.
A massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganhará força a partir deste domingo (16), com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica. Em Franca, os termômetros poderão registrar até 38°C de acordo com o Instituto Climatempo. Confira a previsão:
Neste domingo, 16, dia sol com muitas nuvens à tarde. À noite, a nebulosidade diminui. Mínimas de 19°C e máximas de 35°C, com 0% de probabilidade de chuvas.
Na segunda-feira, 17, as temperaturas continuam as mesmas. O dia é sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Sem chuva.
Na terça-feira, 18, as mínimas chegam a 20°C, enquanto as máximas permanecem inalteradas.Faz sol com algumas nuvens, mas não chove.
Na quarta-feira, 19, pode serenar até 0.2mm. Faz sol com algumas nuvens e as máximas atingem os 37°C.
O ápice se dá na quinta-feira, 20, em que as mínimas vão à 21°C e, as máximas, à 38°C. Dia de sol com aumento de nuvens a tarde. Não chove.
Na sexta-feira, 21, as mínimas crescem e chegam a 22°C, no entanto, as máximas caem para 36°C. Ainda quente, a previsão indica dia de sol com aumento de nuvens no período vespertino.
No sábado, 22, o clima é o mesmo, variando-se minimamente os graus, com 23°C de mínimas e 35°C de máximas.
Neste calor, é recomendada a ingestão constante de água para hidratação, além de proteger a pele com protetor solar. Aqueles que costumam sair com os animais para caminhar, devem procurar os momentos com temperatura mais amena no dia, já que o solo fica muito quente durante o dia devido à exposição ao sol.