O Santuário de Santa Rita, em Cássia-MG, o maior do mundo dedicado à Santa dos Impossíveis, realizará o III ENCONTRO DE COMPANIAS DE REIS no dia 16 de fevereiro de 2024.
A tradição católica preserva com carinho esta forma de evangelização popular, e com ela concorda o Papa Francisco ao escrever: “Na piedade popular, por ser fruto do Evangelho inculturado, subjaz uma força ativamente evangelizadora que não podemos subestimar” (EG 126)
O tema deste “III ENCONTRO DE COMPANIAS DE REIS” será: “A esperança encoraja-nos e dá-nos força ao longo do caminho” e foi inspirado nas celebrações do Jubileu da Esperança, ocasião em que celebramos os 2.025 anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A nação brasileira é detentora de uma cultura riquíssima, resultado da colonização europeia, de raiz ibérica, da fé dos povos originais e da tradição africana. Tais fatores, marcados pelo ritmo da fé criativa e autêntica, geraram um terreno fértil para o surgimento de diversas formas devocionais e culturais e dentre estas as Companhias de Santos Reis.
É objetivo do Santuário cooperar com esta tradição tão importante, incentivar os membros de Companhias de Reis para continuidade desta cultura evangelizadora, divulgar a existência do Santuário, oportunizar um momento oficial de agradecimento pelas muitas missões e promessas cumpridas, e ser espaço de encontro paro os devotos.
O III Encontro de Companhias de Reis, iniciará com a celebração da Santa missa, às 10h, e em seguida acontecerão as apresentações no interior do Santuário, no presépio que será montado na parte externa, e na casa de Santa Rita.
Para se apresentar no encontro não há taxa, e os grupos podem sem inscrever pelo número (35) 9.9718.8719.
Nas palavras de S. Paulo VI, a devoção popular “traduz em si uma certa sede de Deus, que somente os pobres e os simples podem experimentar” (EN 48), e cremos que juntos, Santuário, poder público e devotos de Santos Reis, podemos iluminar nossa sociedade e nossa vida, da mesma forma que a Estrela de Belém iluminou os pobres pastores e os piedosos magos do Oriente.