Por Pedro Maia
Editor-chefe
Nesta quinta-feira, 6, durante ações de policiamento terrestre contemplando a Operação Impacto Piracema, policiais ambientais em diligência nas imediações do reservatório da UHE (Usina Hidrelétrica) de Jaguara, em Rifaina, receberam solicitação para apoio em ocorrência de flagrante de pesca predatória – em período proibido – com uso de arbalete.
Os militares pertencentes ao policiamento territorial, no local dos fatos, depararam-se com dois pescadores, R.M.N e P.H.W.C, ambos menores de idade, 17 e 16 anos, respectivamente, saindo do ambiente aquático trazendo consigo os peixes que haviam sido capturados e instrumentos que utilizaram para capturar os pescados, totalizando 18.735 (dezoito mil, setecentos e trinta e cinco) quilos de peixes da espécie Tilápia.
Diante do fato, os militares que flagraram a ocorrência conduziram as partes envolvidas até a Delegacia de Polícia Civil, onde a autoridade de Polícia Judiciária tomou conhecimento e elaborou o BO N° BE9289-25, ouvindo as partes na presença de seus responsáveis, liberando-os posteriormente.
Administrativamente, após individualizar a conduta para cada pescador, com base nos termos do artigo 35 caput da Resolução SIMA 005/21, lavrou-se o Auto de Infração Ambiental para cada autuado com sanção aplicada em multa simples, contabilizando R$ 2.374,70 para os dois, apreensão dos peixes e apetrechos de pescas. Os peixes serão destinados posteriormente e os apetrechos de pesca recolhidos na sede da OPM Ambiental.
Pariticipam da ação a VTR/EQUIPE: A-04302 – Cb PM Mendes e Cb PM Vinícius e a VTR APOIO: I-15517 – Cb PM Danilo e Cb PM R. Gomes. Ambos fazem parte do 1° Pelotão, comandado pelo 1° Tenente Ricardo Silva, da 3ª Cia, comandada pelo Capitão PM Gabriel, de Franca, que por sua vez, atuam no 4° Batalhão de Policiamento Ambiental.