Tradicionalmente, mês de dezembro é o pior para conseguir arrecadar doações
O Hemocentro de Franca tem lutado incessantemente para conseguir abastecer os hospitais a partir das doações de sangue. No entanto, esta tarefa tem gerado cada vez mais dificuldades, especialmente no fim de ano.
“Dezembro é um mês ruim, pois as festas e férias diminuem o fluxo de doações”, afirma Elaine Gimenez, Agente de Captação de Doadores do Hemocentro de Franca. De acordo com Elaine, o ano todo foi desafiador, visto que em nenhum mês atingiu-se a quantidade de bolsas desejadas, que seriam cerca de 1.250: “ficam sempre entre 900 e 1.000. Dezembro ainda nem atingimos 800”.
Nesta reta final do ano, o Hemocentro atenderá em horários especiais:
Natal
24 de dezembro – 07h às 12h
25 de dezembro – Fechado
26 de dezembro – 12h às 16h
Ano Novo
31 de dezembro – 07h às 12h
1° de janeiro – Fechado
2 de janeiro – 12h às 16h
“Esperamos em 2025 traçar novas estratégias para manter o banco de sangue em nível seguro. Trabalhamos em 2024 no limite mínimo, sempre com dificuldades, lutando para abastecer os hospitais”, conclui Elaine.
Ribeirão Preto
O GSH – Gestor de Serviços de Hemoterapia – de Ribeirão Preto tem passado pelo mesmo dilema com relação ao mês de dezembro.
Para minimizar esse impacto nos estoques sanguíneos, o GSH reforça o apelo para que a população doe sangue. “Enquanto celebramos a vida, muitas pessoas dependem da nossa solidariedade para continuar vivendo. As festas de fim de ano, apesar de alegres, coincidem com um período crítico para os bancos de sangue”, ressalta Micheli Caligioni, captadora do GSH Banco de Sangue.
Atenção aos horários especiais!
Para atender com conforto aos doadores e garantir que todos possam efetuar seu gesto de solidariedade, o GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto funcionará de forma especial durante as festas de fim de ano:
- 24 e 31 de dezembro: Funcionamento das 7h às 12h.
- 25 de dezembro e 1º de janeiro: Fechado.
- Demais dias: Funcionamento normal, de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Rua Quintino Bocaiúva, 975 – Vila Seixas.
De acordo com a instituição, a situação é mais crítica para os tipos sanguíneos O- e A-, cujos estoques estão quase esgotados:
- O sangue O- é fundamental, especialmente em emergências, quando não há tempo suficiente devido à criticidade do paciente para realizar testes de identificação do seu tipo sanguíneo, podendo ser transfundido em qualquer pessoa que necessite do hemocomponente. Além disso, é a principal recomendação para recém-nascidos de até 4 meses que necessitem de transfusão de sangue, conforme orientação do Ministério da Saúde, tornando sua disponibilidade ainda mais vital.
- O tipo A-, por sua vez, é raro, representando apenas cerca de 6% da população. Devido à sua raridade e à restrição de compatibilidade, a doação de A- é extremamente importante para atender necessidades específicas.
“Lembramos, porém, que todos os tipos sanguíneos são necessários. Cada gota de sangue doado pode salvar uma vida”, conclui Micheli.
Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.