Por Pedro Maia
Editor-chefe
Na última quarta-feira, 11 de dezembro, a Câmara Municipal de São José da Bela Vista através de seu presidente, Denis Covas Tostes, inaugurou o Acervo Histórico Fotográfico de São José da Bela Vista. O evento contou com a participação da Orquestra de Violões ‘Jovem Cidadão’, do município, regida pelo maestro Claudinho.
Embora não fosse necessário a criação de um Projeto de Lei para que a mostra fosse realizada, a Câmara Municipal votou por unanimidade a Resolução, de autoria do vereador, que cria o acervo como Patrimônio da Câmara.
O trabalho partiu da vontade do parlamentar em não permitir que a história do município vizinho foi deixada ao esquecimento. O trabalho de pesquisa começou no início deste ano e o local que as abriga foi tão logo definido. “O espaço já existe! Usei as paredes da Câmara, e 10 pôsteres serão itinerantes, pois a idéia é que eles sejam levados às escolas”, declara Denis Covas.
Professor de História, Covas recebeu o auxílio de outras duas docentes da área, as irmãs Adriana e Alessandra Faciroli, além de outras famílias e pessoas que lhe forneceram as fotos, a exemplo da ex-prefeita Madalena de Freitas Gomes.
Aqueles que desejarem conhecer o acervo, podem visitar a Casa de Leis belavistense em horário comercial ou solicitar a exposição itinerante dos quadros.