Na abertura do Sesc Franca, a unidade receberá nomes que marcaram a história nas artes e no esporte brasileiro, além de expoentes da nova geração. Eles farão parte do conjunto de atividades que acontecem de quinta a domingo. Entre 28 de novembro e 1 de dezembro, o público poderá desfrutar de uma série de atos performáticos de convivência artística e esportiva, com atividades para todos os públicos acontecendo simultaneamente em diferentes espaços da nova unidade do Sesc no estado – a maior do interior paulista. A entrada é livre e a programação gratuita estará distribuída ao longo de todo o período.
Serão mais de 100 atividades que refletem a diversidade e a identidade cultural da região e do país, e que promovem inclusão e convivência por meio de ações culturais e educativas. A programação reúne shows, espetáculos de teatro, dança e circo, exposição de artes visuais, atividades de literatura, cinema em realidade virtual, instalações e vivências em tecnologias e artes, além de cursos, oficinas e bate-papos sobre alimentação, cidadania, meio ambiente e saúde bucal. Uma junção dos programas do Sesc. Para algumas atividades será necessária a retirada antecipada de ingressos.
A Comedoria também estará aberta, com opções de alimentação adequada e saudável. E o público que visitar o Sesc Franca poderá levar sua garrafinha de água: as unidades do Sesc em todo o estado oferecem, gratuitamente, água de qualidade para o consumo, à vontade nos bebedouros e purificadores espalhados por toda a unidade.
Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina, será um momento de celebração: “Com muita alegria, convidamos todos para participar desse momento de convívio, fruição e engajamento, que marca os primeiros passos do Sesc Franca. Pretendemos gestar um espaço físico e simbólico dedicado ao exercício da cidadania e, por consequência, à promoção da diversidade cultural”, destaca. E complementa: “As atividades procuram oferecer um panorama das ações nas diversas áreas com as quais o Sesc se envolve”.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO INAUGURAL
Serão quatro dias com atividades ao longo de todo o período acontecendo simultaneamente em diferentes espaços da unidade. O público terá livre circulação para entrar e sair quando quiser e poderá assistir e vivenciar experiências nas mais diversas linguagens artísticas e esportivas. O teatro vai receber shows musicais, espetáculos de teatro, dança, circo e atividades de literatura.
Artes visuais
O Sesc Franca abre as portas celebrando a história e a cultura afro-brasileiras com a exposição Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista. A mostra é fruto de uma parceria com o Instituto Inhotim e o Ipeafro e presta uma homenagem a Abdias Nascimento, nascido em Franca e considerado um dos grandes intelectuais afro-brasileiros do século XX. A curadoria é de Elisa Larkin Nascimento e Julio Menezes Silva (Ipeafro) e Douglas de Freitas, Deri Andrade e Lucas Menezes (Inhotim) e a exposição fica em cartaz até junho de 2025.
Confira as atrações:
Música
13h45 – Fat Family
19h30 – Teresa Cristina
A retirada de ingressos acontece no dia da atividade, a partir das 14h, no Foyer do Teatro, e a distribuição é limitada a dois ingressos por pessoa.
Dança
15h30 – Cia Cisne Negro apresenta Ziggy – Tributo a David Bowie
15h (quinta a sábado) e 14h, na Praça (domingo) – Grupo de Dança Cultural do Alto Rio Negro.
Teatro
10h e 12h30 (quinta), 10h (sexta e sábado) – Abre Alas: Negritude Franca em Festa (com Abdias Nascimento, Os Inventivos, Diáspora Produções e Grupo Corpo Negro).
Literatura
12h – Saravá – Homenagem a Carlos de Assumpção, artistas de diversas linguagens prestam uma homenagem ao poeta idealizador do Sarau Protesto.
Cinema em Realidade Virtual
12h (quinta-feira) e 10h (de sexta a domingo) – “A Linha” e “Amazônia Viva”.
Tecnologias e Artes
Toda a tarde (quinta a domingo) – Dá Jogo! Varanda dos Jogos Digitais e Analógicos.
Alimentação
28 e 29 – quatro horários a cada dia – De Olho na Comida.
Esporte e Atividade física
12h – Seleção Brasileira Campeã do Mundial de Basquete de 1994.
14h – (Quinta) e às 10h30, sexta (29), na piscina semiolímpica do Sesc Franca.
15h30 – Jerusa Geber e Petrúcio Ferreira (medalhistas olímpicos)
No mesmo horário, nas quadras de areia ao lado, o público interessado no vôlei de praia terá a oportunidade de jogar ao lado dos campeões olímpicos Ana Patrícia, ouro em Paris 2024, e Alisson, ouro na Rio 2016.
Turismo Social
12h às 14h – (Quinta e sexta) – Monóculos Fotográficos, de Roger Sassaki
12h30, às 14h e às 16h – Cartão Portal.
Meio ambiente
15h30 – Vivência Recuperando Minhas Plantas.
17h – quinta a domingo – Em Colinas
12h às 18h30 (quinta) – 10h30 às 18h (sexta a domingo) – Narrativas do Cerrado.