Nesta segunda-feira, 11, a DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), sob comando do delegado Dr. Alan Bazalha Lopes, da Delegacia Seccional de Franca/Deinter 3, realizou duas autuações por tráfico de drogas no Jardim Paineiras, em Franca.
O mandado de busca e apreensão foi realizado em um imóvel residencial no bairro, após recebimento de denúncia anônima dando conta de que ocorria a prática do crime no local. O principal alvo do mandado não foi localizado, porém sua esposa estava em casa. A polícia apreendeu em cima da mesa da cozinha: um rolo de plástico filme e uma balança de precisão. Foi localizado também, na parte interna do armário da cozinha e parte em cima da mesa, três porções e um tijolo pequeno de substâncias esverdeadas e ressequidas aparentando ser maconha. Indagada pelos Policiais Civis, a mulher disse que tinha o conhecimento do delito realizado pelo companheiro, bem como das drogas localizadas no interior de sua residência.
Considerando que o entorpecente foi localizado em cima da mesa e no interior do armário, facilmente visível e localizável e a balança foi localizada em cima da mesa, estando em áreas da casa de uso comum e especialmente mais utilizadas pela mulher, há fortes indícios dos crimes de tráfico e associação, devendo o alvo que não foi localizado ser indiciado indiretamente e solicitada sua prisão preventiva. Sua companheira foi autuada em flagrante delito, pelos crimes dos Artigos 33, Inciso III da Lei de Drogas e Artigo 29 e 32 da Lei 9.605/1998, visto que no interior da residência também foram localizados pássaros da fauna nacional, que estavam presos em gaiolas em situação irregular e de maus-tratos.
Por ocasião desta situação, foi solicitada a presença da Polícia Militar Ambiental, que realizou todos os procedimentos administrativos e apreensão dos pássaros que estavam no imóvel, sendo constatado quatro aves em situação de cativeiro. A multa foi arbitrada em R$ 500 – por ave apreendida – e dentre essas aves, duas estavam em situação de maus-tratos por excesso de fezes, com multa de R$ 3.000 por cada um dos pássaros.