O Dia de Finados, celebrado nesse sábado, 2 de novembro, começou com bastante chuva e temperatura amena. A previsão do Instituto Climatempo é de que as precipitações ocorrem ao longo de toda a semana, com sol pouco aparente em muitos dias. Ainda, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), alertou que novembro deve favorecer o plantio de soja e o cultivo de primeira safra. Saiba mais a seguir:
O domingo, 3, deve começar com chuva forte pela manhã e aberturas de sol à tarde, também com pancadas de chuva, que se arrastam pela noite. As chances são de 92% de até 14mm. Mínimas de 19°C e máximas de 25°C.
Na segunda-feira, 4, as máximas sobem para 27°C. Sol com muitas nuvens a nublado com chuva de manhã. Tarde com temporal e noite chuvosa. 86% de chances de precipitações de até 20.1mm.
Na terça-feira, 5, as possibilidades de chuva continuam com a mesma porcentagem, mas com volume menor – 15.6mm. Os termômetros marcam os mesmos graus de dois dias atrás. Chuva forte de manhã, que volta com pancadas à noite. Sol abre pela tarde.
A quarta-feira, 6, se mantém com a temperatura estabilizada. Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem aguaceiros. Chances de 78% de até 3.7mm.
Para a quinta-feira, 7, o clima não muda. Sol com algumas nuvens e chove rápido durante o dia e à noite (4.7mm – 83%).
A sexta-feira, 8, já demonstra algumas mudanças: mínimas de 20°C e máximas de 24°C. 92% de chances de chuva de até 31mm. Forte ‘queda d’água’ durante o dia com tempo nublado. À noite diminui a intensidade, mas não cessa.
O sábado, 9, decai um grau de mínima. Sol com algumas nuvens e chove rápido durante o dia e à noite (34.1mm – 85%).
Iniciado nesta sexta-feira (1º), o mês de novembro terá chuvas acima da média em grande parte da região Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
Já o Rio Grande do Sul terá precipitação na faixa normal, com algumas localidades acima da média.
Para grande parte da região Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, bem como no sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, são previstas chuvas próximas e abaixo da média do mês.
Soja
O Inmet estima que essa pouca chuva para o nordeste da região amazônica e parte significativa da região Nordeste pode dificultar o plantio de soja com a redução dos níveis de umidade no solo, principalmente na região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – área conhecida como Matopiba.
A previsão do clima para as regiões Centro-Oeste e Sudeste neste 11º mês do ano é de chuvas mais regulares que devem favorecer o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Em grande parte da região Sul, haverá chuvas próximas à média histórica e os níveis de umidade no solo permanecerão elevados, podendo beneficiar os cultivos de inverno – na fase de enchimento de grãos e o desenvolvimento da safra 2024/2025.
Temperaturas
As informações meteorológicas do Inmet indicam, ainda, que as temperaturas deverão ser acima da média em grande parte do país.
Especificamente em áreas do norte das regiões Norte e Nordeste, dias de calor em excesso podem ter temperaturas médias acima dos 28 graus celsius (ºC).
Mas, em localidades do leste da região Sudeste e região Sul, por causa da ocorrência de dias consecutivos com chuva, as temperaturas ficarão próximas ou ligeiramente abaixo da média.
**Com informações do portal Agência Brasil