A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), mediante parcerias firmadas com os artistas locais, por meio do Programa ‘Bolsa Cultura’ e o apoio da Lei de Incentivo Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, tem propiciado uma programação de eventos culturais gratuitos à população. Para este sábado, 21, no Teatro Judas Iscariotes (rua José Marques Garcia, 395, bairro Cidade Nova), será apresentado ‘O Misterioso Mistério de Chapeuzinho Vermelho’, a partir das 20 horas.
Os organizadores orientam que a entrada é gratuita e os ingressos serão disponibilizados a partir das 19 horas, com a entrada no teatro, às 19h40, sem a permissão de entrada depois do início do espetáculo. A montagem da peça é do Grupo ‘Desencantados Teatro’ e faz parte do Programa ‘Bolsa Cultura’, livre para todas as idades.
Oficina de Capoeira
Para segunda e quarta-feiras, dias 24 e 26, das 18 às 20 horas, no Centro Comunitário da Vila São Sebastião (rua Amélio Borges Campos, 603), acontece a oficina de Capoeira do projeto denominado ‘Vamos Vadiar’, iniciativa do Instituto de Capoeira Angola Algbed. As ações do projeto contemplam aulas de música, movimentação, cinefóruns, exibição de documentários e uma mostra fotográfica, oferecendo um espaço de aprendizado, troca cultural e reflexões sobre ancestralidade e resistência.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local ou através do link: forms.gle/ejtEnZWTbuUbLhMF9, onde o candidato deve preencher os dados solicitados. O projeto é desenvolvido, por meio do Programa ‘Bolsa Cultura’.
Brasil no Vinil
Para domingo, 22, das 16 às 18 horas, para quem gosta de discos antigos, tem o Projeto ‘Brasil Vinil’, na Praça da Juventude, no Jardim Redentor. O evento é gratuito e o visitante poderá encontrar algumas raridades em termos de MPB, em discos de vinil, com a discotecagem organizada por Carlos Xaves.
A Praça da Juventude fica na rua Joaquim Cândido Guilhobel, s/n, no Jardim Redentor.
Oficina unem teatro com fotografia
Para o dia 28, a arte do teatro e da fotografia estarão juntas, em oficinas do Projeto ‘Carnaval e Seus Segredos – Lembranças de Uma Vida’, que ocorrerá das 9 às 12 horas, no espaço da avenida Paulino Pucci, 337, Jardim Francano. Segundo as idealizadoras, Laís Nalini (fotógrafa) e Marina Gilberti (atriz), um momento para vivenciar uma experiência única unindo a arte do teatro com a magia da fotografia.
Nesta oficina, o participante vai explorar a criação de personagens e histórias, por meio da dramaturgia e capturar estes momentos. Para quem gosta de teatro e fotografia ou de ambos, esta é a oportunidade para ampliar suas habilidades e viver novas experiências criativas. Os links do formulário para fazer a inscrição são: oficina fotografia https://forms.gle/
Oficina “Beleza Além da Limitação”
O fotógrafo Paulo Mariano, através do Programa ‘Bolsa Cultura’ da FEAC, prepara e oferecerá a oficina fotográfica gratuita “Beleza Além da Limitação’, onde o participante vai receber orientações e dicas sobre as formas de captar a essência do que estiver registrando, desafiando a criatividade, fortalecendo a diversidade. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/
Será realizada no dia 30, deste mês, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, em uma escola de línguas na av Major Nicácio, 1907, Cidade Nova. O participante vai aprender sobre o uso de câmeras profissionais e smartphones para iniciantes; técnicas básicas de fotografia; seleção e exposição das melhores fotos no Instagram; durante a oficina, haverá a presença de dois convidados especiais, pessoas amputadas, para a realização de uma sessão fotográfica que promete ser inspiradora.
EmpoderARte terá duas apresentações no Teatro Judas Iscariotes
O Projeto ‘EmpoderArte’ é um curso de teatro para mulheres iniciantes, que resultou na Mostra Cultural “Atemporal”, que será apresentada no dia 26, no Teatro Judas Iscariotes. Serão duas sessões gratuitas, às 19 e às 20 horas, com a direção de Stella Lima e assistência de Gabi Carvalho. A mostra reúne um elenco de mulheres, que exploram diversas facetas do tempo, através de cenas curtas.
‘EmpoderArte’ visa oferecer um espaço de expressão e autoconhecimento, usando a arte cênica para promover transformação pessoal e coletiva. “Atemporal” celebra o tempo através de danças, diálogos e gestos de cuidado, revelando a preciosidade dos momentos muitas vezes esquecidos. A mostra faz lembrar que, diante da rapidez com que a vida passa, o essencial é viver sem tempos mortos.
Desenvolvido ao longo de seis meses, “EmpoderArte” permitiu às participantes explorar suas histórias e vivências teatrais. Os ingressos disponíveis no link abaixo serão válidos até 15 minutos antes das duas apresentações. https://www.sympla.com.br/