“A gente prepara as crianças por 20 anos para algo que a máquina já consegue fazer em segundos e eu pergunto a você: o que a gente tem que a máquina não tem?”, questionou Marcos Piangers durante a palestra “Protagonismo e Felicidade: a mudança que você faz no mundo”, que foi ministrada na noite desta terça-feira, 17, no Espaço Cedro, em celebração aos 80 anos da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca). Dentre a plateia, as respostas foram surgindo: amor! Emoção! Sentimento! “É isso. A máquina não sabe o que é intuição, não sabe falar um ‘cara, não vou fechar esse negócio. Está tudo dizendo pra eu fechar, mas, eu não estou sentindo confiança’”.
Em uma era de Inteligência Artificial, inquietações como essa e motes sobre criatividade, inovação e habilidades humanas foram discutidos de forma colaborativa, junto ao público de mais de 700 associados, que puderam conferir de perto um conteúdo que já movimentou grandes eventos no Brasil e na Europa. “Pontos importantes, como estarmos inteiros em tudo o que fazemos e trabalharmos as nossas emoções, foram levantados na palestra. Mesmo diante de um cenário cercado por tecnologia, trabalhar nossas emoções é algo insubstituível”, disse Renata Melo, associada ACIF pela Reconect Consultoria e Gestão de Pessoas que esteve presente no encontro.
O evento ainda contou com a realização de um Game Show realizado pelo jornalista Tiago Valentim, exposição fotográfica sobre os 80 anos da ACIF, estandes de degustação do Núcleo de Cafés Especiais da Alta Mogiana e da Algar Telecom. A empresa, que completa 70 anos em 2024, também foi parceira na realização da palestra.
Na ocasião, o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge, destacou o propósito da entidade e fatos marcantes de sua trajetória.
“Foi para representar o interesse de quem empreende que a ACIF nasceu, em 18 de setembro de 1944, e se mantém viva até aqui. Nos unimos, pela primeira vez, para evitar que linhas de trens, estratégicas para o comércio da região, fossem retiradas da cidade, há 80 anos. De lá para cá, outras importantes conquistas tiveram a participação da ACIF na cidade, como: o surgimento da Francal e do Sindifranca; construção do Teatro Municipal de Franca; a criação de uma Central de Dados que viria a se tornar o SCPC, com abrangência nacional, dentre tantas outras atuações que fizeram com que a ACIF fosse reconhecida, há quase 20 anos, como Entidade de Utilidade Pública por força de Lei Municipal promulgada em 2005”, disse.
O vice-presidente da Algar Telecom, Marcio de Jesus, também esteve à frente do público e relembrou a história da companhia. “Nós estamos completando 70 anos de uma companhia que iniciou seus trabalhos com postes de aroeira e fio de cobre e hoje fala em fibra óptica, 5G e Inteligência Artificial. É um orgulho para a Algar Telecom ser associada ACIF e desenvolver nosso trabalho na cidade de Franca, que daqui a pouco completará 200 anos”, disse.
Evento do CME-ACIF encerra celebrações dos 80 anos
Mais de 300 empresárias se encontraram na manhã desta quarta-feira, no Espaço Cedro, para falar sobre “Protagonismo Feminino”. O evento marcou o encerramento das comemorações de 80 anos da ACIF e promoveu um painel de discussão sobre o tema com as empresárias Dayanne Hussein, CEO da LEV; Lívia Limonta, proprietária das franquias da Subway em Franca e vice-presidente da ACIF; e Laís Beauty, CEO da Beauty Eyes.
A empreendedora e fundadora da empresa de mentoria Club A, Alexandra Casoni, também ministrou uma palestra sobre liderança feminina e a importância da condução com propósito.
“Antes de você liderar negócios e pessoas, você tem que aprender a liderar a si própria, a própria vida. Tudo é uma jornada e estamos sempre em um momento específico dela: pode ser o início, uma restruturação, ascensão… quando temos consciência de onde estamos, conseguimos buscar a estratégia ideal para esse momento”, disse Alexandra.
O evento também foi marcado por um importante anúncio da coordenadora geral do CME-ACIF, Daniela Tosi. “Neste ano, celebramos os 80 anos da ACIF e nos preparamos para os 20 anos de CME com um grande evento em março de 2025”, disse.
O Conselho da Mulher Empreendedora é uma organização ligada ao Programa Empreender e foi criada em 13 de junho de 1995, se estabelecendo nas associações comerciais do Estado de São Paulo. Em Franca, se instaurou em abril de 2005 e, desde então, tem fomentado o empreendedorismo feminino por meio de qualificação, debates e participação das empresárias locais em palestras, feiras e eventos no Brasil e fora dele. Em 2010, o CME-ACIF atuou como porta voz das pequenas empresárias dentro da ONU Mulheres, em Nova York.