Nesta segunda-feira, 2 de setembro, a equipe formada pelo 2° Sgt PM Costa, Cb PM Frederico, Sd PM Haroldo e Sd PM Dayana, do 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, chefiada pelo Comandante da 3ª Cia, Cap PM Gabriel, e pelo Comandante do 1° Pelotão: 1º Ten Eufrasio, realizou a destinação de um filhote de animal da fauna silvestre, resgatado por funcionários de uma empresa sucroalcooleira em área rural do município de São Joaquim da Barra.
Devido à grande proporção dos incêndios que atingiram as áreas rurais de São Joaquim e municípios vizinhos, principalmente áreas de vegetação nativa (Bioma da Mata Atlântica e Bioma do Cerrado), dentro e fora de áreas de preservação permanente, a fauna silvestre foi diretamente afetada. Esses incêndios causaram a fuga dos animais de seu habitat natural, levando-os a buscar refúgio em áreas atingidas pelo fogo ou em áreas cultivadas com cana-de-açúcar e outras culturas.
Em um desses incidentes, um filhote de onça-parda (Puma concolor) se afastou dos demais de sua espécie e acabou machucando um membro de locomoção. O felino foi encaminhado ao Zoológico Municipal de Guaíra, onde recebeu os devidos cuidados veterinários.