A Secretaria de Saúde, por meio das unidades básicas de saúde (UBS), está realizando desde o começo deste mês, ações de conscientização das mães sobre o papel e importância da amamentação, na Campanha ‘Agosto Dourado’. O intuito principal é reforçar, junto as mamães e familiares dos recém nascidos, os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento, fortalecendo o sistema imunológico.
A campanha foi lançada pela Organização Mundial de Saúde, cuja cor ‘dourada’ foi escolhida por considerar o leite materno um ‘alimento de ouro’. Considerando a importância da iniciativa, a Secretaria de Saúde aderiu à campanha e através das Unidades Básicas de Saúde distribuídas por toda a cidade, está levando as mães, orientações sobre a amamentação por equipes multiprofissionais. O trabalho está sendo feito individualmente ou em grupos, nas salas de espera, com a participação dos enfermeiros, dentistas e fonoaudiólogos das UBS’s.
A Secretaria de Saúde reforça que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, o recomendado é que as mães mantenham a amamentação até os dois anos de idade.
ACAR
Além dos serviços oferecidos nas UBS’s, a Prefeitura mantém anexo a UBS da Estação, na Vila Santos Dumont, o Ambulatório da Criança de Alto Risco (ACAR), voltado especialmente para o atendimento de recém nascidos prematuros, de alto risco, que precisam de um acompanhamento diferenciado. A equipe é formada por pediatras, recepcionistas, fonoaudióloga, psicólogo, profissionais de enfermagem, dentista, assistente social.