A Polícia Civil de São Paulo emitiu um alerta nas redes sociais sobre uma nova modalidade de crime que vem sendo aplicada: o “Golpe da Encomenda retida pelos Correios”. Os fraudadores enviam mensagens SMS nos celulares das vítimas que aguardam por alguma entrega solicitando que acessem um link e paguem uma taxa para que seu produto seja liberado. Caso a vítima clique ela pode permitir que aplicativos maliciosos invadam o sistema de seu dispositivo ou que, por inocência, se sujeite a pagar o valor fraudulento.
A orientação é que, caso o indivíduo esteja aguardando pelo recebimento de algo que comprou, especialmente no caso de ser internacional, mantenha a calma e verifique o rastreio pelos canais oficiais dos Correios (site ou aplicativo).
Em caso de haver realmente algum tributo que seja necessário o pagamento para destravar a entrega, o próprio aplicativo do Correios se encarrega de gerar a guia de pagamento.
Cada situação deve ser avaliada com muita cautela para não cair nas armadilhas dos bandidos. Evite entrar em links suspeitos enviados via whatsapp ou SMS. A forma mais segura de acompanhar as encomendas será sempre por meio dos canais oficiais. Se for vítima do crime, procure o distrito policial mais próximo ou registre um boletim de ocorrência através da Delegacia Eletrônica, pelo site: www.delegaciaeletrônica.policiacivil.sp.gov.br.