Até 26 de julho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza uma força-tarefa de fiscalização do exercício profissional na região de Franca. A ação, de caráter orientativo e preventivo, visa assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho para garantir a segurança da população.
Ao todo, estão previstas cerca de 110 diligências nos 12 municípios que compõem a Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI). Entre eles: Altinópolis, Batatais, Guará, Igarapava, Ituverava, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Restinga, Rifaina, Sales Oliveira e São Joaquim da Barra. Os agentes do Crea-SP atuarão identificados para apurar a regularidade do quadro técnico e de prestadores de serviços em obras que estão sendo executadas nas localidades.
“Verificaremos se as pessoas físicas e jurídicas que estão à frente da execução de atividades técnicas da área tecnológica possuem registro regular no Conselho. Assim, conseguimos realizar a verificação da existência de profissionais habilitados e reforçamos a orientação acerca do cumprimento da legislação profissional. O objetivo é sempre a proteção da sociedade e valorização das profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências”, explica o chefe de Equipe da UGI de Franca, Eng. Alexandre Barbin.
Balanço
Levar a fiscalização aos quatro cantos do Estado, contemplando os 645 municípios paulistas, é sempre um compromisso do Crea-SP. Este ano, entre os meses de janeiro e março, foram realizadas mais de 130 mil ações fiscalizatórias, somando todas as áreas abrangidas pelas Câmaras Especializadas, nas 12 gerências regionais. Ano a ano, o Crea-SP segue superando suas metas de fiscalização. Entre 2015 e 2023, as ações aumentaram 2.670% e o ano fechou com 774.299 ações fiscalizatórias, recorde histórico.
Denúncia
Para fortalecer a ação de fiscalização do Crea-SP, canais de denúncia estão disponíveis em todas as unidades do Conselho, no site, por telefone (0800 017 18 11), pelo e-mail: faleconosco@creasp܂org܂br ou pelo aplicativo Crea-SP, disponível para Android e iOS.
Sobre o Crea-SP – Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 370 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.