A cidade de Franca atingiu nota de 68,55 em um total de 100 no levantamento do IPS (Índice de Progresso Social) – Brasil, que avalia a qualidade de vida e o desempenho socioambiental dos 5.570 municípios brasileiros. De acordo com o portal Amazônia 2030, onde a pesquisa é publicada, o Índice “é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação”.
A nota atingida por Franca a coloca como a 54ª melhor cidade para se viver no país. Para se chegar ao resultado, o estudo aborda 53 indicadores divididos em quatro categorias que, por sua vez, são divididas em três grandes grupos: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Os quesitos podem ser avaliados como relativamente forte (em azul), relativamente neutro (em amarelo) e relativamente fraco (em vermelho). Confira as informações de forma detalhada:
Necessidades Humanas Básicas
Neste pilar, Franca recebeu 81,23 pontos e figurou na 528ª posição entre os municípios. O grupo engloba 17 indicadores. As categorias são: Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia e Segurança Pessoal. À exceção de dois itens, Abastecimento de Água via Rede de Distribuição e Esgotamento Sanitário Adequado, que fecharam no azul, os outros 15 terminaram como relativamente neutros.
Fundamentos do Bem-estar
O município pontuou nesta unidade 74,28 e ficou na 29ª colocação entre as cidades brasileiras. Com 20 indicadores, as categorias se separam entre Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem-estar e Qualidade e Meio Ambiente. Cinco itens despontaram como relativamente fortes, são eles: Distorção Idade-Série no Ensino Médio e IDEB Ensino Fundamental; Densidade Internet Banda Larga Fixa e Densidade Telefonia Móvel; e Áreas Verdes Urbanas. Os outros, permaneceram amarelos.
Oportunidades
As menores notas se deram no grupo oportunidades, com 50,16, estabelecendo-se na casa 227 entre os municípios. São 16 indicadores divididos nas categorias de Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolhas, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior. Três itens chegaram ao vermelho, ou seja, relativamente fracos, sendo: Índice de Atendimento à Demanda de Justiça e Taxa de Congestionamento Líquido de Processos; e Paridade de Negros e Pardos na Câmara Municipal. Outros dois itens foram considerados relativamente fortes: Acesso à Cultura, Lazer e Esporte; e Nota Média no ENEM. Os demais indicadores se mantiveram na classificação neutra.
Outros dados
Com população de 352.536 habitantes e uma área de 605.68 km², segundo informações do Censo-IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2022, o PIB Per Capita de Franca é de R$ 32.219,12 (2021), e está na posição 2048 entre os 5.570 municípios do país.