Em outro episódio que tem gerado polêmica em Franca, o prefeito da cidade recusou uma emenda parlamentar destinada à cobertura da quadra esportiva da Escola Municipal de Educação Infantil “Professora Izaura Cunha Nunes”. A emenda, no valor de 50.000,00 reais, havia sido enviada pela Deputada Delegada Graciela em resposta a um pedido do Vereador Della Motta em outubro do ano passado.
O impasse surgiu quando o prefeito alegou que os recursos eram inviáveis para a execução da obra. No oficio em resposta a Deputada o Prefeito diz o seguinte:
“Primeiramente gostariamos de agradecê-la pela atenção ao nosso município, no entanto, os recursos finaceiros a serem repassados são inviáveis para a sua execução conforme o orçamento realizado da Secretaria de Infraestrutura.” Após esta negativa do Prefeito, muitos da escola esperavam que a quadra fosse cobreta com recursos prórpios da Prefeitura, o que não aconteceu, e as crianças ficaram sufocadas dentro de um pequeno espaço. No entanto, o contexto se torna ainda mais complexo quando consideramos as denúncias recentes feitas pelo professor Ricardo Chagas, que apontou diversas irregularidades na Escola Integral de Educação Infantil “Isaura Cunha Nunes”.
Entre as principais denúncias estão a falta de espaço adequado para as crianças e a alimentação precária oferecida aos alunos. Segundo relatos de funcionários da escola, as crianças são alimentadas apenas com bolachas, enquanto a prefeitura investe quantias milionárias em propaganda pessoal do prefeito.
O Vereador Ilton Ferreira reconheceu a importância das denúncias e se comprometeu a tomar medidas. Ele propôs visitas periódicas a todas as escolas municipais após o recesso das férias, visando identificar e solucionar problemas que muitas vezes são encobertos pela gestão municipal. O verador relatou ainda que esta negativa será levada ao ministério público por conta de uma negativa de ajuda e de não manifestação de ação para melhorar o atendimento escolar.
A situação precária da Escola “Isaura Cunha Nunes” não é um caso isolado. Ela reflete o descaso com a educação pública na cidade, que se estende a outras áreas como Saúde, Assistência Social, Cultura e Meio Ambiente. Enquanto obras milionárias são realizadas, os serviços essenciais à população são negligenciados.
Resposta
O Verdade entrou em contato com a Prefeitura questionando a recusa deste recurso, e também quais serão os proximos passos a serem dados em relação as estas denuncias apresentadas na escola. Em resposta, a Prefeitura se limitou a dizer: “A Prefeitura de Franca informa que a emenda de R$ 50 mil destinada à construção da cobertura em área da escola “Professora Izaura Cunha Nunes” é insuficiente para a realização da obra no local.”