Desde domingo, 16 de junho, Andréa Cristina de Oliveira Domiciano está entubada no Pronto Socorro Dr. Álvaro Azzuz. A mulher de 48 anos teve seus rins paralisados, consequentemente gerando uma parada cardíaca e segue entubada.
A família aguarda para que Andréa seja encaminhada à U.T.I. (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital do Coração ou da Santa Casa de Franca mas, até o seguinte momento, foram informados de que não há vagas disponíveis. Segundo Rafael, 25, filho da paciente, eles foram informados de que ela já recebeu aprovação para ser dirigida a algum leito de U.T.I., porém, será necessário aguardar. “Nesse momento ela se encontra no Pronto Socorro, no ‘Janjão’, em uma sala, entubada”, afirma.
A reportagem do Jornal Verdade entrou em contato com ambos os locais pedindo um posicionamento e buscando entender o que era possível ser feito no tocante à não disponibilidade de leitos. De acordo com a Prefeitura, a paciente foi inserida no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo – SIRESP, aguardando liberação da Santa Casa de Franca. Por sua vez, a Santa Casa informou que ela é a oitava pessoa na lista de espera. Confira as notas na íntegra:
“A paciente Andréa Cristina de Oliveira Domiciano deu entrada no Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azzuz” no dia 17 de junho. Após acolhimento e avaliação da equipe médica, foi indicada continuidade do tratamento em ambiente hospitalar. A paciente foi inserida no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo – SIRESP (Antiga CROSS), o qual, de gestão estadual, gerencia o acesso aos leitos nos hospitais da região conveniados ao SUS, e no momento aguarda liberação de leito pela Santa Casa de Misericórdia de Franca para realizar a transferência da paciente para a unidade de saúde de nível terciário” – Prefeitura Municipal de Franca.
“Essa paciente está aguardando leito de sala vermelha e estamos com 8 pacientes aguardando CTI; sem condições de admitir ela no momento” – Grupo Santa Casa de Franca.
**Segundo informado pela família, a paciente conseguiu internação no leito de U.T.I. da Santa Casa de Franca na noite de ontem, segunda-feira, 17.