O acesso à Escola Técnica (Etec) Professor Carmelino Corrêa Júnior – Colégio Agrícola, de Franca, deve ser pavimentado no segundo semestre deste ano. É o que o Centro Paula Souza, órgão que administra Etecs e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) no estado de São Paulo, afirma à deputada estadual Delegada Graciela (PL).
Reivindicação antiga da comunidade escolar, o pedido de pavimentação inclui tanto a entrada pelo lado do Jardim Zoobotânico, quanto a de quem chega pelo bairro City Petrópolis. Em abril, a deputada Delegada Graciela se reuniu com a diretora do Colégio Agrícola, Maria de Fátima Lespinassi Zeni, que solicitou apoio para que a demanda saia do papel.
Questionado pela parlamentar, o Centro Paula Souza revelou que o projeto da obra está em fase final. “Segundo o que nos foi dito, um técnico fez as últimas medições no local em maio e os estudos necessários devem ser concluídos até o fim deste mês de junho, quando teremos os custos definitivos. Dessa forma, a expectativa é de que a obra seja contratada em seguida”, diz a deputada Delegada Graciela.
O Centro Paula Souza ainda garantiu à parlamentar que, se necessário, a pavimentação, que deve significar investimento de cerca de R$ 1,2 milhão, será financiada com recursos do próprio órgão. No Orçamento de 2023, havia verba para a obra, no entanto parte do valor (R$ 688 mil) foi utilizada para reforma da cozinha da Etec.
“A estimativa de custos é superior ao que sobrou da previsão orçamentária de 2023. Mas, independentemente disso, temos o compromisso de que o valor seja complementado com recursos do próprio Centro Paula Souza”, explica a deputada Delegada Graciela.
Outro assunto abordado pela deputada estadual Delegada Graciela junto ao Centro Paula Souza nos últimos dias se refere à Fatec de Franca. O terreno onde está a unidade de ensino foi doado pelo município ao Governo do Estado, que precisa oficializar a recepção do imóvel e, dessa forma, viabilizar uma ampla reforma do prédio.
Essa transferência se arrasta há anos, no entanto um importante avanço ocorreu no último mês. “Temos a informação de que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico enviou o assunto para avaliação do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado de São Paulo, que precisa dar aval para a incorporação do terreno. Vamos solicitar rapidez nessa aprovação”, afirma a deputada Delegada Graciela.
Após a concordância do Conselho do Patrimônio Imobiliário, caberá ao Poder Executivo o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, solicitando autorização para receber o imóvel.
“Existem reformas importantes a serem feitas no prédio, para que os atuais cursos possam ter a estrutura necessária e também para que possamos ter novas graduações. É por isso que seguiremos acompanhando esse assunto até a sua finalização”, garante a deputada Delegada Graciela.