Chegou o mês de junho e, com ele, uma nova campanha nacional de doação de sangue: o Junho Vermelho. A escolha do mês se dá em atenção ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em todo 14 de junho, que foi criado em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos.
“Estamos entusiasmados e convidamos a todos a se unirem a esse movimento de solidariedade e cidadania que tem como objetivo incentivar a doação de sangue”, declara Elaine Gimenes, Agente de Captação de Doadores do Hemocentro de Franca. Segundo ela, o mês de maio fechou com cerca de 950 bolsas o ideal seria 1250. Questionada sobre haver algum tipo sanguíneo com maior defasagem no estoque, Elaine afirmou que “todos os tipos sanguíneos são necessários”.
No Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente, segundo o Ministério da Saúde, ou seja, a cada 1 mil pessoas, apenas 14 são doadoras regulares. “O Junho Vermelho é uma campanha nacional, que tem o objetivo de aumentar essa porcentagem ao conscientizar as pessoas sobre o bem que elas podem fazer se continuarem a doar, mesmo após este mês”, explica Micheli Caligioni, captadora de doadores do GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto.
“Junho marca também o final do outono e início do inverno, um período tradicionalmente mais seco e propício para a proliferação de vírus e de doenças típicas da estação, o que impede muitos doadores regulares de efetuarem suas doações. Por isso precisamos de um engajamento maior de pessoas dispostas a doarem sangue nesta época do ano”, esclarece Micheli.
Requisitos para Doações
Onde doar?
Endereço: Av. Dr. Hélio Palermo, 4181 – Recanto do Itambé, Franca – SP, 14409-045
Telefone: (16) 3402-5000
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 7h às 13 h; Sábado das 7h às 11h.
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 975 – Vila Seixas
Telefones: (16) 3977-5900 | WhatsApp: (16) 99702-0830
Atendimento: das 7h às 12h, de segunda-feira a sábado