A Prefeitura de Franca visitou o COMDEMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico de Franca) nesta semana para apresentar o Projeto “Rotas Turísticas”, cuja criação tem objetivo é fortalecer o turismo na região, apontando seu potencial econômico.
De acordo com a Prefeitura, as rotas turísticas incluem pontos conhecidos de cidades da região como Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Rifaina e Jeriquara com as trilhas Morro dos Macacos, Point do Atleta, Angolinha, Angolona, entre outras.
O próximo passo do projeto é catalogar pontos religiosos, comerciais, de aventura, patrimônios culturais, gastronômico, de cervejas artesanais e cafés em Franca e arredores. Quem tiver interesse em explorar as rotas turísticas disponíveis pode entrar no site da Prefeitura através do link https://franca.sp.gov.br/
Kaique Souza Pedaes, presidente do COMDEMA, afirmou que a participação do executivo na reunião do conselho mostra a importância que se dá aos conselhos municipais e ao potencial turístico da região. “Ao visitar os conselhos municipais, o prefeito promove uma aproximação do Poder Público com a sociedade, afinal, o COMDEMA conta também com representantes de diversos segmentos da sociedade civil, como, por exemplo, entidades ambientalistas, clubes de serviços e movimentos sociais e populares”, enfatizou.
O presidente do conselho ressaltou que o projeto teve a preocupação de cadastrar não só aquelas trilhas que têm um nível de dificuldade maior, como a Trilha da Grande Volta, que começa no Posto Paineirão e passa por sete cidades da região, como também aquelas que atendem aos iniciantes em esportes de aventura, a exemplo da Trilha da Angolinha, que pode ser percorrida até mesmo de moto e buggy. “É importante destacar, ainda, que muitas dessas rotas passam por áreas naturais e belas paisagens, de forma que atrair visitantes para estes locais. Além de promover o turismo, ajuda a aumentar a conscientização sobre a importância da preservação da natureza”, finalizou.