Proposta da deputada estadual Delegada Graciela (PL) pretende criar a Semana da Língua Portuguesa, a ser comemorada anualmente, em todo o estado, na semana do dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa.
O Projeto de Lei 296/2024 foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nesta semana, seguindo sugestão do presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Franca, Acir de Matos Gomes.
Gomes é escritor, professor e doutor em Língua Portuguesa e teve participação direta na formulação da proposta. Um trecho do artigo “Manifesto em prol da nossa Língua Portuguesa”, assinado por ele, foi inserido na justificativa da proposta.
“Damos importância para a nossa Língua Portuguesa? Qual a importância para um país que o seu povo domine e se aproprie da língua? Qual a língua oficial do Brasil? Infelizmente, não damos importância para a Língua Portuguesa, não valorizamos a educação do povo brasileiro”, diz o professor em uma passagem de seu texto.
As questões e a resposta expressas no trecho destacado demonstram a motivação e a relevância do Projeto de Lei 296/2024. “Fiquei sensibilizada ao ler o artigo do Doutor Acir. Nada mais emblemático que o estado mais populoso do país realize ações para conscientizar sobre a importância da Língua Portuguesa. Vou trabalhar pela aprovação do projeto e para que Semana da Língua Portuguesa seja incorporada pelo Governo do Estado de São Paulo, com ações efetivas e resultados práticos”, afirmou a deputada Delegada Graciela.
O projeto de lei que cria a Semana da Língua Portuguesa inicia sua tramitação pelas comissões temáticas das comissões internas da Alesp ao longo da próxima semana. “Fiquei muito feliz em saber que poderemos ter em nosso estado a Semana da Língua Portuguesa. Será uma ação essencial de valorização da nossa língua. O povo que não domina a sua própria língua é um povo dominado”, finalizou Acir de Matos Gomes.