No último dia 23/04, em Brasília, a presidente da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, Dra. Cristiany de Castro, juntamente com o procurador jurídico, Dr. Paulo Vieira, participaram uma audiência presencial de extrema importância com o ministro da Educação, Camilo Santana, em prol da causa apaeana.
O encontro foi marcado pela discussão de temas fundamentais ao movimento apaeano, incluindo: o Parecer CNE/CP n.º 50/2023, que aborda questões educacionais relacionadas às pessoas com transtorno do espectro autista; o Questões legais e regulatórias que tangem a pessoa com deficiência intelectual e os transtornos do espectro autista; o A preocupante escassez de profissionais qualificados em áreas como fonoaudiologia e terapia ocupacional; o A importância da destinação adequada de recursos públicos para custear e promover o desenvolvimento das pessoas com deficiência.
A presidente convidou o Ministro da Educação, Camilo Santana, para visitar as unidades das APAEs no Estado de São Paulo e conhecer o relevante trabalho que é realizado. Essa audiência representa um marco na luta pela inclusão e pelos direitos das pessoas com deficiência, demonstrando o compromisso da Federação e de toda sua diretoria em defender, junto ao governo, políticas públicas, que viabilizem a efetivação dos direitos de todos os atendidos da rede apaeana do estado de São Paulo.
“A reunião foi produtiva e positiva, pois o ministro ouviu de forma muito atenta todas as demandas apresentadas. Estamos confiantes de que os temas discutidos serão levados em consideração pelo Ministério da Educação. Nossa expectativa é que essas conversas resultem em ações concretas que beneficiem diretamente as pessoas com deficiência e fortaleçam ainda mais o trabalho das APAEs em todo o estado. Estamos comprometidos em continuar lutando pelos direitos e pela inclusão de todos os nossos atendidos, e acreditamos que essa reunião foi um passo importante nessa direção”, ressalta a presidente da Federação, Dra. Cristiany de Castro.
Com sede em Franca-SP, no interior do estado, a FEAPAES/SP tem como missão promover e articular ações de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e representar o movimento perante os organismos estaduais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAEs, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.
Fundada em 1993, a Federação das APAES do Estado de São Paulo – FEAPAES/SP, atua há 30 anos no assessoramento às APAES do Estado e em defesa das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista. Instituição beneficente, sem fins lucrativos e econômicos, a Federação promove assessoramentos técnicos, capacitações, cursos e desenvolve projetos e parcerias que beneficiam atualmente as 308 APAES do Estado, organizações que juntas atendem a mais de 70 mil pessoas diretamente.
Presente em todas as regiões do Estado de São Paulo, a Federação conta com 308 filiadas segmentadas em 23 Conselhos de Administração. Além disso, promove assessoramento e capacitações contínuas nas áreas de assistência social, educação, gestão, saúde e jurídica, bem como mantém coordenações estaduais em onze áreas: Artes; Assistência Social; Autogestão e Autodefensoria; Família; Defesa de Direitos e Mobilização Social; Mobilização de Recursos; Educação e Ação Pedagógica; Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda; Educação Física, Desporto e Lazer; Saúde e Prevenção; Envelhecimento.