O Palmeiras é tricampeão do Paulistão Sicredi. Após ficar com os canecos de 2022 e 2023, o time de Abel Ferreira faturou mais um troféu seguido neste domingo (7). Jogando em casa, no Allianz Parque, em São Paulo, venceu o Santos por 2 a 0, revertendo a vantagem mínima do rival no primeiro jogo.
Com a campanha vitoriosa, o clube alviverde repetiu o feito do Palestra Itália dos anos 1930 e alcançou o segundo tricampeonato estadual consecutivo de sua história. Já em número de títulos estaduais da história, esse é o 26º caneco.
Precisando de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença para ficar com o título ainda no tempo regulamentar, o Palmeiras começou a partida fazendo pressão e quase abriu o placar aos nove minutos, quando Mayke chutou cruzado e Gil conseguiu evitar o gol, tirando a bola de cima da linha, de cabeça.
O Santos até chegou a responder, mas foi o Palmeiras que conseguiu tirar o zero do placar. Aos 32 minutos, Endrick aproveitou uma falha de defesa rival que demorou para afastar e acabou sendo derrubado pelo goleiro João Paulo na área. Depois de analisar o VAR, o árbitro marcou pênalti. Raphael Veiga bateu e não desperdiçou. Depois do gol, o time mandante seguiu sua pressão.
Na volta do intervalo, o duelo seguiu movimentado, com chances para os dois lados. Empurrado pela sua torcida, o Palmeiras chegou ao gol do título aos 21 minutos. Endrick roubou a bola no meio-campo e Piquerez cruzou na área. Flaco López ajeitou de cabeça e Aníbal Moreno só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol.
Após reverter a vantagem, o Palmeiras passou a controlar a vitória. Mas, o Santos tentou até o final o empate. A melhor chance veio aos 47, quando Guilherme cobrou falta na área e Gil, com liberdade, acabou cabeceando para fora. No lance seguinte, Mayke quase fez o terceiro para o Palmeiras, mas o alviverde venceu mesmo pelo placar de 3 a 0 e ficou com mais um título.
Muitos títulos em pouco tempo
Ao desembarcar no Brasil para comandar o Palmeiras em outubro de 2020, Abel Ferreira, até então desconhecido para a grande maioria dos torcedores brasileiros, talvez jamais imaginasse alcançar um lugar entre os maiores vencedores da história do clube.
“Vou ser sincero. Fiz um estudo muito rápido, minha mulher estava preocupada de eu vir aqui (Brasil). Eu disse: ‘Calma, são três meses. Em três meses eles me mandam embora. Acho que não aguento mais de três meses. Não é um lugar para treinadores, seja português, argentino, brasileiro”, disse Abel Ferreira em coletiva de imprensa após o título do Paulistão Sicredi.
Porém, três temporadas depois, Abel Ferreira jamais passou um ano sequer sem levantar ao menos uma taça sob o comando do Palmeiras. De quebra, o português repetiu o feito do Palestra Itália e alcançou o tricampeonato paulista consecutivo, a única vez havia sido nas temporadas 1932, 1933 e 1934.
Além do tricampeonato paulista, Abel Ferreira também foi bicampeão da Taça Libertadores (2020 e 2021), bicampeão brasileiro (2022 e 2023), campeão da Copa do Brasil (2020), da Recopa Sul-Americana (2022) e campeão da Supercopa do Brasil (2023).
Fonte: FPF