Celebrado anualmente em 31 de março, o Dia da Saúde e Nutrição tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de práticas realistas e políticas públicas efetivas. Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, a data também reforça a necessidade de adquirir bons hábitos para uma adequada manutenção e fortalecimento do coração.
“A saúde cardíaca é influenciada por uma série de fatores, como dieta, atividade física, controle do estresse e abandono de hábitos prejudiciais, como o tabagismo. Dessa forma, aderir a um estilo de vida saudável e que inclua hábitos alimentares nutritivos contribui fortemente na prevenção de doenças do coração”, explica Dr. Yuri.
Ainda segundo o especialista, o ideal é adotar uma alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. O consumo de alimentos ricos em fibras, como aveia, legumes e frutas também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, protegendo contra a aterosclerose. Outra dica é sempre ingerir gorduras insaturadas, presentes em abacate, peixe, nozes e azeite de oliva.
Para aqueles que desejam adotar um estilo de vida mais saudável, o Dr. Yuri recomenda começar devagar, com mudanças graduais. “Pequenas mudanças no dia a dia, como optar por uma salada em vez de batatas fritas, escolher uma caminhada em vez de assistir TV ou reservar alguns minutos por dia para meditar e relaxar, podem fazer uma grande diferença a longo prazo”, afirma.
Em todas as situações, o mais importante é sempre lembrar que cuidar do coração é essencial para uma vida mais longa, ativa e saudável. Adotar uma boa e nutritiva alimentação não apenas protege consideravelmente o coração de doenças cardiovasculares, mas também contribui para mais qualidade de vida e bem-estar geral.
Quem é Dr. Yuri Brasil?
Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.
Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.