Um aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitido na última segunda-feira (11), alerta para uma onda de calor com temperaturas próximas de 40º Celsius (C) em grande parte do Mato Grosso do Sul, centro-oeste do estado de São Paulo, e nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas permanecem 5°C acima da média durante período de três a cinco dias. No caso, o alerta laranja, que é o aviso de perigo, vai até a próxima sexta-feira (15). O fenômeno é causado por uma massa de ar quente e seco que se forma em um sistema de alta pressão, que alcança altas camadas da atmosfera e impede a formação de nuvens e a chegada de ar frio.
[…]
A região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, deve registrar temperaturas próximas dos 40ºC.
Confira a previsão para a cidade de Franca-SP de acordo com dados do Instituto Climatempo:
Para esta sexta-feira, dia 15, a previsão é de sol com algumas nuvens, mas não deve chover. Máximas de 33ºC e mínimas de 20°C.
No sábado, 16, a máxima cai um grau; a mínima se mantém. Haverá sol e aumento de nuvens pela manhã, com 90% de chances de pancadas de chuva à tarde e à noite.
No domingo, 17, as chances de chuva diminuem para 67%. As máximas se mantêm em 32ºC e a mínima fica em 21°C.
Um dia depois, na segunda-feira, 18, o calor deve aumentar, com máxima de 33°C e mínima de 22°C. Também haverá sol e aumento de nuvens de manhã, mantendo a mesma porcentagem de chances para as precipitações.
Terça-feira, dia 19, o calor chega com máximas à 34°C e mínima à 21°C. O aumento de nuvens se dará ao longo do dia e as chances de precipitações são de 90% à noite.
Na quarta-feira, dia 20, as temperaturas se mantêm estabilizadas, porém, com períodos de tempo nublado e chuva a qualquer hora.
Na quinta-feira, dia 21, as máximas devem cair para 30°C e. as mínimas, permanecerão em 21°C, mantendo ainda os 90% de chances de chuva. O clima deste dia deve se manter também na sexta-feira, 22.
*Com informações do portal Agência Brasil