Ladrões atacaram pela 5ª vez um sítio no município de Cristais Paulista, localizado na Estrada Municipal que liga Cristais Paulista à região conhecida como Borda da Mata. Na quinta-feira, 7 de março de 2024, ao chegar no local para mais um dia de trabalho, o dono da propriedade, Marcos Pires, encontrou as janelas e portas arrombadas. Os cômodos foram todos revirados com roupas e pertences pessoais jogados no chão, geladeira aberta, alimentos espalhados e móveis quebrados.
“Na quinta-feira passada eu tive uma surpresa desagradável! Saí de Franca para trabalhar no sítio, só que quando eu cheguei lá, encontrei a casa toda revirada, com os pertences todos roubados, quebraram portas, janelas, tiraram o vaso sanitário, arrancaram todas as torneiras, as luzes da parte externa da casa foram todas retiradas, assim como lá dentro. Reviraram toda a casa, roubaram roupa de cama, talheres, pratos, panelas. E foi um caos a hora que eu cheguei. E a gente fica assim, meio que nesse clima de revolta, porque dá uma angústia muito grande, tristeza, muita indignação. Aquela sensação de impotência de você ver tudo revirado e não poder fazer nada”, relata Pires.
Os criminosos levaram vários objetos, alguns até de valor irrisório como, por exemplo, talheres, pratos e copos plásticos, recipientes domésticos, panelas, roupas de uso pessoal, roupas de cama, mesa e banho.
Até mesmo as tampas do fogão à lenha, torneiras, chuveiros, tanque de lavar roupas foi furtado pelos bandidos. Equipamentos utilizados no dia a dia de trabalho na manutenção da propriedade e produtos agrícolas também foram levados.
Não bastasse o prejuízo, os bandidos ainda vandalizaram, deixando uma mensagem na parede: “Trocha”. Uma clara demonstração de impotência para as vítimas, e uma afronta às autoridades.
“Depois eu me dirigi até à cidade de Cristais Paulista para fazer o boletim de ocorrência. Mas lá não tem muito o que fazer não! Todas as vezes em que foram feitas as ocorrências, nenhuma providência foi tomada, até que aconteceu de novo agora. Ninguém sabe informar nada. Aliás, eles até perguntam se a gente conhece alguém. Não conheço, não sei quem entrou lá para roubar! A gente fica aguardando eles tomarem providência para ver se alguma coisa pode ser feita, porque a onda de roubo nessa região aqui está muito grande. Então, a gente espera que as autoridades tomem alguma providência nesse sentido”, cobra Marcos.
Foram cinco furtos: desses, quatro boletins de ocorrência foram registrados. Os crimes aconteceram da mesma forma nos últimos dois anos, sendo este o mais recente. Somados, os prejuízos passam de R$ 25 mil entre produtos, equipamentos e danos ao imóvel rural.
Nada foi recuperado, não houve nenhum retorno e muito menos alguém preso e ou identificado. Os donos estão inconformados com a situação, podem até desistir de manter a propriedade devido à impotência e à falta de segurança.
Posicionamento
Solicitamos um posicionamento da Delegacia de Polícia de Cristais Paulista a respeito dos apontamentos referidos na matéria. Assim que obtivermos uma resposta, a reportagem será atualizada no site.