O prefeito de Cássia-MG, Rêmulo Carvalho Pinto, declarou neste domingo, 25 de fevereiro, Situação de Emergência após as fortes chuvas que ocorreram no último sábado, 24.
Conforme destacado no Decreto Nº020/2024, as precipitações ocorreram por volta das 16h e duraram cerca de 40 minutos. No entanto, foram o bastante para danificar, especialmente, as regiões da Avenida dos Produtores, Avenida Santa Rita, Praça da Bíblia, Praça Pedrão Cassiense, Rua Padre Donizete Tavares de Lima, Rua Quintino Bocaiúva, Avenida Caetano Castaldi, Recanto dos Pássaros e toda a região rural.
Nos danos materiais e patrimoniais públicos, envolve-se o transbordamento de córregos e alagamento das vias, ocasionando a destruição da pavimentação de ruas e avenidas, caçadas, muro de prédio público (CRAS), gradil do córrego (Praça Pedrão Cassiense e queda de árvores.
Quantos aos danos materiais e patrimônios privados, estima-se o número de 13 cidadãos desalojados, 42 residências e 15 imóveis comerciais atingidos, além de 10.400 pessoas afetadas com a falta de abastecimento de água potável.
Com o ocorrido, a Prefeitura autorizou a mobilização dos órgãos municipais para que atuem sob a coordenação da Defesa Civil do Município e COMPDEC, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e construção, bem como a convocação de voluntários para reforçar as ações.
O artigo 4º do Decreto prevê aos agentes da Defesa Civil a entrada em residências para prestação de socorro ou determinação de evacuação e também o uso de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurando ao proprietário indenização ulterior se houver danos. O agente que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população, será responsabilizado.
Tendo entrado em vigor neste domingo, o Decreto ficará em vigor por um prazo de 180 dias.
Santuário de Santa Rita de Cássia
Devido à forte chuva, a estrutura do Santuário não suportou e a vazão de água no telhado do Santuário não escoava a água pelos dutos, causando assim o vazamento de água dentro do Santuário. A comunidade colaborou com a limpeza do Santuário, montando uma equipe de força-tarefa.