O Programa “Dignidade Menstrual”, do Governo Federal, já está disponível aos munícipes na cidade de Patrocínio Paulista. A iniciativa se trata de distribuir absorventes às mulheres de baixa renda, cadastradas no CadÚnico.
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Ariela Salgado, podem ter acesso ao benefício: “mulheres com idade entre 10 e 49 anos, que estejam menstruando e que têm uma renda per capita de até R$ 218. Podem receber também estudantes da rede pública e mulheres em situação de rua”.
Para participar do programa, interessadas devem procurar uma farmácia popular, mundidas de documento com foto, número do CPF e uma autorização baixada através do aplicativo SUS Digital. As lojas Droga Farma e Farma Terra já fazem parte do projeto.
“Cada mulher pode retirar até 40 absorventes de 56 em 56 dias. Essa quantidade visa atender até dois filhos” declara Ariela Salgado em vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Patrocínio Paulista. Dúvidas podem ser esclarecidas no Departamento de Assistência Social ou no CRAS.