De acordo com o Infosiga-SP, a cidade de Franca registrou um número quase 26% menor (25,58%) de óbitos por acidente de trânsito. Foram 43 mortes registradas em 2022 contra 32 em 2023, no acumulado entre janeiro e dezembro. A maior parte das vítimas foram pessoas do sexo masculino, sendo 27 no ano passado e 40 em 2022 contra 5 e 3 do sexo feminino, respectivamente. Houve uma regularidade em dezembro de 2022 e no mesmo mês em 2023, onde foram registrados dois óbitos em cada ano.
2023
Do total de óbitos por veículo de locomoção da vítima, a maior parte foram motocicletas (12), seguida de automóveis (10), pedestres (8), bicicletas (1) e não disponíveis (1). Motocicletas também foi a classificação principal nesta categoria em 2022, quando o número foi 57,14% maior (28 casos).
A maior parte dos óbitos aconteceram no local dos fatos, registrando 17 casos (53,13%). No hospital foram 14 óbitos (43,75%) e, em Outros Lugares, apenas um caso (3,13%).
Entre os óbitos por tipo de vítima, 18 são condutores (56,25%), 8 pedestres (25%), 3 passageiros (9,38%) e 3 não disponíveis (9,38%). Ainda no período, foram 12 colisões, 9 atropelamentos, 7 choques, 3 em outros tipos e 1 não disponível.
Do maior número de vítimas classificados por faixa etária, 5 foram jovens entre 18 e 24 anos e 8 entre 40 e 49 anos (4 entre 40-44 e 4 entre 45-49).
19 óbitos foram em vias municipais, 11 em rodovias e 3 não definidos.
2022
A respeito do total de óbitos por veículo de locomoção da vítima, 28 casos foram com motocicletas, representando uma diminuição no comparativo ao ano passado de 57,14%. Os outros veículos de locomoção foram automóveis (7), pedestres (6) e bicicletas (2).
Diferentemente de 2023, o local das mortes por acidente de trânsito ocorreram, em sua maioria, no hospital, com 26 casos (60,47%), seguido de 14 no local dos fatos (32,56%) e 3 em outros lugares (6,98%).
Dos tipos de vítima levantados, 34 foram condutores (79,07%), 6 pedestres (13,95%) e 3 passageiros (6,98%).
Os tipos de acidente envolvidos assinalaram 25 casos por colisão, 9 por choque e 5 por atropelamento. 2 casos se enquadraram em outros e 2 em não disponível 2 e outros 2 não disponíveis.
Na classificação pela faixa etária, o maior número, 7, esteve entre pessoas de 30 a 34 anos, seguido por jovens entre 18 e 24 anos com 6 e indivíduos entre 25 e 29 anos com 5.
Óbitos em vias municipais anotaram 27 casos. Em rodovias foram 13 e 3 não disponíveis.