A Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país. O Reisado possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos). No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.
Em Franca, como ocorre há mais de século, é evento com a presença de adultos e crianças, sempre pontuando nos encontros antes vindos da zona rural, nas antigas “colônias” de grandes fazendas da região e depois, nos bairros onde a prática sobrevive com mais de 20 grupos, que são reconhecidos e agraciados com homenagens da Câmara de vereadores com inclusão no calendário turístico da cidade, o que é apenas de ‘fachada’, pois a Prefeitura nos últimos anos ignora os festejos e mesmo assim, os participantes resistem e promovem seus encontros anualmente.
HISTÓRIA A origem da Folia de Reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX, celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus. A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém. No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, eles foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo. Por trás dos presentes levados havia uma simbologia:
Ouro: representava a realeza
Incenso: representava a divindade ou a fé
Mirra: representava a imortalidade
O Dia de Reis é celebrado em 6 de janeiro, pois foi nesse dia que os Reis Magos conheceram Jesus. Esse dia assinala também a data na qual as árvores, os presépios, os adornos e as decorações natalinas são retirados pelas famílias que decoram suas casas para as festas de fim de ano.
PREPARATIVOS EM FRANCA
No último final de semana aconteceu a apresentação sábado, os participantes da FOLIA DE REIS DOS IRMÃOS COSTA que entre outras tantas apresentações no último final de semana estiveram no Centro Comunitário da Vila Santa Efigênia.
São remanescentes de muitas associações que ainda resistem, vão promover a festa com o mesmo ritual e todas as alegorias dos participantes, e os confeitos típicos que são oferecidos aos participantes e ao público, uma forma de se consolidar o espírito original das Folias dos Santos Reis, com apoio de religiosos, das famílias e pessoas que se dispõem a incentivar a comemoração com doações de comidas, bebidas e dinheiro para as fantasias e a locomoção dos participantes, que antes usavam as carrocerias de caminhões cedidos nas fazendas e agora, com maior segurança, seguem em ônibus emprestados ou alugados, mesmo que a Prefeitura não tenha incentivado as agremiações.
Na imagem os coordenadores e integrantes da Folia dos Reis “Irmãos Costa” vê-se o ex-vice-prefeito João Rocha, que lembrou o apoio que ainda nos anos 80/90 a Prefeitura se solidarizou com as organizações, quando ocorriam encontros regionais em clima de religiosidade e lembranças dos Reis Magos: “Essa tradição tem que ser preservada e o poder público não pode ignorar ou deixar de apoiar”, comentou João Rocha. (XP)