Com a chegada de Finados, em 02/11, o setor florista nutre expectativas de um discreto crescimento em comparação aos anos anteriores. Considerada uma das grandes oportunidades para esse tipo de produto, essa data faz conjunto com o Dia das Mães e o Dia dos Namorados como os pontos altos de comercialização.
Como costuma acontecer nessa data, a expectativa é a de que os crisântemos sejam o carro-chefe do comércio. No feriado de Finados de 2022, foram vendidas 57,95 toneladas dessa flor, ou 40,6% de participação geral, com as azaléas em uma distante vice-liderança, emplacando 18,34 toneladas, ou 12,8%, com as rainhas margaridas em terceiro lugar (16,04 toneladas, correspondendo a 11,2%). Também são bem vendidas na ocasião orquídeas, kalanchoes, rosas, begônias, girassóis e violetas.
A soma dos volumes de venda dessas flores no feriado do ano passado gerou um volume total de 142,9 toneladas no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) e uma movimentação de aproximadamente R$ 2,07 milhões no feriado de 2022. Para este ano, a expectativa é de se chegar à marca de 144,3 toneladas e R$ 2,09 milhões, respectivamente. As estimativas de volume comercializado e movimentação financeira foram feitas com base no desempenho de vendas registrado pelo setor nos anos de 2021 e 2022.
SOBRE A CEAGESP Empresa pública federal sob a forma de sociedade anônima, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e constitui importante elo na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas, permitindo à produção vinda do campo, de vários estados brasileiros e incluindo outros países, chegar com regularidade e qualidade à mesa das pessoas.