A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) promoveu neste sábado, entre as 9h e o meio-dia, o último “ACIF na Praça”: ação que, a cada sábado do mês de setembro, levou lazer e prestação de serviços gratuitos a espaços públicos das regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Central de Franca. A iniciativa integra o projeto “Rumo aos 80”, que propõe atividades até setembro de 2024, quando a entidade completará 8 décadas de fundação. Nos cinco eventos realizados no último mês, mais de 2,5 mil pessoas foram atendidas com consultas de restrição ao nome, coleta de currículos, balcão de dúvidas empresariais, oficinas criativas, massagem, degustação de cafés e acesso a espaço kids com pula-pula, guloseimas, brincadeiras e muito mais.
Neste sábado, no Centro, a população pôde aproveitar uma manhã de cuidados com a saúde, como aferição de pressão e avaliação bucal, e bem-estar, com massagem, degustação de cafés especiais e água saborizada, esmaltação de unhas e corte de cabelo e barba. O ACIF Móvel também prestou atendimento com balcão de informações, consultas ao SCPC, coleta de currículos e muito mais. Já o espaço kids contou com desenhos para colorir, pipoca e algodão doce.
“O ‘Rumo ao 80’ é um projeto que só está começando e o ACIF na Praça de setembro foi sua primeira etapa. Até setembro de 2024, teremos muitas novidades e lançamentos, como o aplicativo da ACIF, além de qualificação e até mesmo uma websérie com histórias de nossos associados. Os primeiros episódios já estão disponíveis, em nossas redes sociais”, disse o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge.
Foram parceiros do ACIF na Praça do mês de setembro o Instituto Embelleze, Senac, Unimed Franca, Rita Saúde, Odontoclinic e N.F Festas.
ACIF na Praça é aprovado pela população
Durante a realização dos eventos, a ACIF conversou com a população para saber sua opinião. “Gostei bastante da iniciativa, trouxe minha neta e sobrinha para aproveitar e ainda pesquisei meu nome e plantei uma muda de manjericão. Foi uma manhã de sábado especial”, disse Edilaine Cristina Gonçalves, que aproveitou a iniciativa no primeiro sábado do mês, 2 de setembro, no Parque do Horto.
De acordo com a diarista Denise Cintra, moradora na Vila Aparecida, a passagem pelo ACIF na Praça da Capelinha, em 9 de setembro, foi um estímulo para a realização de um sonho.
“Achei muito bom, o evento. Usei o Balcão de Informações e já vou aderir algumas orientações. Meu irmão, minha cunhada e eu temos intenção de abrir um negócio, um depósito de pedras, e, hoje, eu tive uma ideia do que é preciso fazer”, disse.
Morador na Vila Industrial, o curtumeiro aposentado José Ferreira Filho esteve na ação promovida na Praça Santa Rita. Ele aproveitou a manhã do dia 16 de setembro para participar de danças circulares, experimentar um café especial da Alta Mogiana e se arriscar em brincadeiras recreativas. “Eu estava me sentindo meio sozinho, soube que ia ter essas atividades aqui na pracinha e vim. Foi muito bom porque eu saí um pouco de casa, vi muita gente e me diverti”, contou ele.
“Soube da iniciativa e fiz questão de aproveitar. É uma ação muito interessante. Fiz corte de cabelo e barba e ainda aproveite para saber como anda a saúde”, disse Carlos Donizete de Souza. “Comemos algodão, pipoca, aferi minha pressão e ainda consultei meu nome. É tudo muito legal e sempre aproveito”, disse Maria Emília Gomes Pereira. Ambos participaram da ação na Praça 1º de Maio, a antiga Praça da Jussara, no dia 23.
“Sou de Itirapuã e aproveitei a manhã deste sábado para pagar umas contas aqui no Centro de Franca. Foi uma grata surpresa ver a ação da ACIF. Fiz massagem, esmaltei as unhas, aferi minha pressão e ainda consultei meu nome. Uma manhã deliciosa”, disse Luciana Cristina de Sousa, que participou do ACIF na Praça Matriz.