A deputada estadual delegada Graciela (PL) lançou, nessa terça-feira, 19, uma Frente Parlamentar com o objetivo de fortalecer as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) do estado de São Paulo.
A Delegada, que atua há mais de 30 anos combatendo crimes contra mulheres, deu mais um tiro certeiro ao chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais investimentos nas DDMs.
A solenidade de lançamento da Frente Parlamentar reuniu cerca de 200 pessoas, oriundas de mais de 40 municípios, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa, em São Paulo. Participaram da cerimônia, o secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, o presidente da Alesp, André do Prado, oito deputados estaduais, o delegado-geral adjunto de Polícia, Gilson Cezar da Silveira, e o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Claudinei Salomão.
Mais de 20 delegados e delegadas, comandantes de Batalhões, dezenas de policiais militares, prefeitos e mais de 30 vereadores se deslocaram do interior para assistir ao evento.
Durante seu discurso, o secretário Guilherme Derrite antecipou medidas de incentivo às DDMs e se comprometeu com ações ligadas ao objeto da Frente Parlamentar. Entre elas, a elevação funcional das delegadas, de 3ª para 1ª classe na carreira. “Além disso, a DDM deixará de ser uma coordenadoria para ser uma assistência com delegada de classe especial vinculada ao delegado-geral”, explicou.
Derrite também informou que mais 77 DDMs passarão a oferecer atendimento por videoconferência a partir de abril de 2024. E até dezembro do mesmo ano, será implementado o funcionamento 24h da Delegacia de Defesa de Mulher em todos os municípios-sede de Departamento de Polícia Judiciária Interior (Deinter).
Deputada Delegada Graciela (©Divulgação)
De imediata, as DDMs vão ter acesso ao monitoramento, em tempo real, do novo programa de tornozeleiras eletrônicas lançado pelo Governo do Estado para ajudar a combater a violência doméstica. “Estou muito feliz de ver que a Frente Parlamentar já está dando os primeiros resultados. Vamos trabalhar muito para que as DDMs sejam devidamente valorizadas e que se tornem, de fato, especializadas. “Investir nas DDMs é um gesto de respeito a todas as mulheres”, finalizou a deputada Delegada Graciela, coordenadora da Frente Parlamentar.