Os vereadores se reúnem nesta terça-feira, 11 de julho, para discussão e votações de projetos na 23ª Sessão Ordinária.
No período da manhã acontece o Expediente com as leituras dos documentos e ofícios, além de uso da Tribuna tanto pelos munícipes inscritos previamente e os próprios parlamentares, a partir das 9h. À tarde, a partir das 14h, serão debatidos e votados os temas que passaram por análise das comissões da Casa de Leis e ou propostas que sejam incluídas em regime de urgência.
Moção de Repúdio
Os parlamentares votam a Moção de Repúdio 4/2023 de autoria dos vereadores Zezinho Cabeleireiro (PP), Gilson Pelizaro (PT), Ronaldo Carvalho (Cidadania) e Marcelo Tidy (União) ao Governo do Estado pela não abertura de leitos SUS prometidos ao Município de Franca.
Os parlamentares argumentam: “O Governo Estadual, como responsável pela gestão da saúde pública, obrigado à abertura e credenciamento de leitos junto ao SUS, não se sensibiliza à periclitante situação em que se encontra a oferta de vagas de internação, colocando seus pacientes em grave situação de espera”.
Além dos novos leitos, os vereadores questionam: “O Governo Estadual também prometera a implantação de “leitos de retaguarda”, que é a regionalização do atendimento, o que ainda não foi executado”. Eles defendem: “A Câmara Municipal de Franca, em especial a Comissão de Assuntos Relevantes – CEAR, constituída pela Resolução nº649/2023, com o fito de averiguar a escassez de leitos SUS no Município, manifesta o seu total repúdio ao Governo do Estado de São Paulo, pelo descaso com a gestão da saúde pública no Município”.
Linha de telefone cortada
Ainda será debatido e votado o Requerimento 368/2023 de autoria dos vereadores Della Motta (Podemos) e Kaká (PSDB) questionando a Prefeitura se já foi solucionado o problema da linha telefônica do Ambulatório da Criança de Alto Risco – ACAR, que está cortada há algum tempo, bem como, se já está funcionando normalmente, e que em caso negativo, quando será providenciada a solução de tal problema, já que o telefone é a única forma de comunicação entre os funcionários e os usuários do local.
O vereadores argumentam: “Em visita ao Ambulatório da Criança de Alto Risco – ACAR, localizado na Avenida Santos Dumont, n° 288, Vila Santos Dumont, os funcionários nos informaram que a linha telefônica do local está cortada há algum tempo, que não conseguem fazer e nem receber ligações, tendo inclusive que usar os celulares pessoais para se comunicarem com os usuários”.
Gastos com publicidade
Também será analisado o Requerimento 370/2023 de autoria do vereador Daniel Bassi (PSDB) que novamente, em virtude da falta de transparência e publicidade em resposta a requerimentos anteriores, solicita informações sobre o aumento de aproximadamente 855,56% nos gastos do gabinete do prefeito fixado na LOA de 2022 (R$ 450.000,00) para a LOA de 2023 (R$ 4.300.000,00), referente à ação 2204 – publicidade institucional, realizadas no mês de janeiro de 2023.
O parlamentar questiona: “Valores dos gastos individuais de cada item; as respectivas notas fiscais de cada item; os contratos individuais de prestação de serviços de cada item”. Bassi defende: “Tem a finalidade de contribuir para o fortalecimento da democracia local, tendo em vista que a transparência nos gastos públicos compreende princípio fundamental para a construção de uma gestão eficiente e ética”.