Poesia! Este é o nome da vaca de Guilherme Careta e João Boleli, respectivamente, um produtor de Franca e outro de Rifaina, que bateu o recorde mundial durante a realização do Torneio de Gado Leiteiro de Passos, com 144,2 quilos de leite.
Dois recordes foram batidos durante o torneio. Ao começar a competição, o recorde que poderia ser quebrado era o da produtora Marília FIV, do Estado de São Paulo, que entrou para o Guiness World Record, em 2019, com 127,27 quilos de leite em três ordenhas. Com o mesmo número de ordenhas, a vaca Baleia, do produtor Murilo Lemos registrou 132,2 quilos na estreia da competição, no dia 26, deste mês.
Campeãs
Por pouco, a vaca de Guilherme e João não foi a campeã, mas garantiu o 2º lugar no torneio. A classificação dependia do número de quilos de leite recolhidos durante a competição. A vaca Poesia superou a recordista do dia 26 com 144,2 quilos de leite entre a 3ª e 5ª ordenha, num prazo de 24 horas, batendo o novo recorde mundial. Na contagem geral, porém, Baleia sagrou-se campeã no último dia, já que Poesia havia se desidratado devido à quantidade de retirada do leite.
Murilo Lemos, dono da vaca baleia, levou para casa um carro 0km. Guilherme e João foram contemplados com 500 quilos de ração.
Vaca Poesia
Segundo Guilherme Careta, “Como é uma vaca pura, de raça holandesa, precisamos dar um banho nela de até 6 vezes por dia. Providenciar ventilador, conforto. A alimentação dela é baseada em silagem, feno, ração e vitaminas”. Ela foi trazida de Castro-PR e teve três crias. “Vimos que ela tinha potencial e trouxemos para disputar o torneio”, finaliza Guilherme.