Todos os anos, 60 dias após a Páscoa, católicos de todo o Brasil se reúnem para a celebração de uma das datas mais importantes do calendário da igreja: Corpus Christi (Corpo de Cristo). Em Franca, a festividade colocou centenas de pessoas nos arredores da Praça Nossa Senhora da Conceição que, desde cedo, trabalharam confeccionando os tapetes coloridos para o momento da procissão. A Missa começou às 16 horas.
Vicente Barbosa é membro da Paróquia Santa Mônica e há 27 anos participa do trabalho de decoração dos tapetes. “Sempre gostei de artes. O primeiro [tapete] que fiz foi no ano de 1996 e desde então faço todos os anos pela Paróquia Santa Mônica e sempre tem uma turma disposta a ajudar, muitos deles já estão comigo há muitos anos. Ontem estávamos em uma turma de mais ou menos 30 pessoas, com muita alegria!”, afirma Vicente.
O evento foi presidido pelo bispo Dom Paulo Roberto Beloto, com todas as paróquias da cidade e seus respectivos párocos presentes, além dos fiéis.
Esplanada dos ministérios
A festa de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios, organizada pela Arquidiocese de Brasília, foi iniciada às 6h desta quinta-feira (8), com a confecção do tapete colorido com temática religiosa que celebra a data. Pelo 45º ano, o tapete enfeita o gramado para a passagem dos membros da Igreja Católica e fiéis, em procissão com a imagem do Santíssimo Sacramento, após a realização da missa campal.
A Arquidiocese de Brasília estima que cerca de 70 mil pessoas estariam presentes na celebração que crê na presença espiritual de Jesus Cristo.
No dia de Corpus Christi, os cristãos comemoram o Mistério da Eucaristia, que é o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo, representados pelo pão e vinho consagrados. A data recorda a última ceia de Jesus com os 12 apóstolos.
Fonte: Agência Brasil