Como forma de promover a paz e segurança nas escolas e creches municipais, a Secretaria de Educação realiza nesta semana e na próxima, diversas ações nas unidades. Uma é específica para o dia 20 de abril, quinta-feira, intitulado Dia D de Cultura da Paz.
Palestras, rodas de conversa, indicações de leitores, entregas de flores para professores e atos de gentileza fazem parte da programação, já encaminhada para os pais e responsáveis. Eles também receberam orientações sobre como contribuírem com a segurança das crianças, verificando a mochila/bolsa para saber o que os filhos estão levando para as escolas, importância do uso do uniforme e diálogo para evitar que a violência chegue às unidades.
Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou a importância da colaboração de todos. “Escola é lugar de acolhimento, alegria e paz. Pedimos que os pais e responsáveis enviem os estudantes para as escolas. Não dá para abrir mão da educação das crianças e adolescentes, que já foi prejudicada em razão da pandemia”, disse.
Além dessa ação, entre os dias 25 e 28 de abril, as escolas e creches desenvolverão tarefas diárias de respeito ao próximo. A Secretaria de Educação também treinou os diretores e fez orientações acerca do registro de ocorrências, como agir e alinhou ações para garantir um ambiente seguro a todos. Foi ainda, instalado vídeo porteiro em todas as escolas e creches municipais. Desse modo, a entrada de pessoas, fora do período de alunos, só será autorizada, mediante identificação visual, uso de crachás e uniformes, além de apresentação de documentos.
Também há um novo protocolo de entrada e saída dos alunos. A orientação é que os pais e responsáveis deixem e retirem as crianças, no portão das unidades e os profissionais busquem os estudantes para acompanhá-los até a sala de aula, evitando fluxo maior de pessoas no interior das escolas e creches.
Além disso, os pais ou responsáveis que decidirem buscar ou levar as crianças em horário diferente do habitual nas unidades, deverão preencher um formulário, justificando o motivo e um funcionário da escola, acompanhará durante todo o trajeto esse estudante, garantindo que ele saia ou chegue na unidade em segurança.
Nos próximos dias, será aberta a licitação para a contratação de empresa especializada, que destinará um agente treinado para o controle de portaria em todas as escolas municipais, acompanhando quem entra nas unidades, desde a chegada dos alunos. Todas as medidas vieram, após uma reunião do prefeito Alexandre Ferreira com as secretarias de Educação e Segurança, Polícias Militar e Civil e Diretoria Regional de Ensino, na semana passada.
Curso de Libras
Servidores públicos municipais realizam curso de libras.
Para garantir mais inclusão e atendimento de excelência, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos iniciou, na última segunda-feira, um curso de Libras para 56 servidores públicos municipais das secretarias de Educação, Saúde, Ação Social e Paço Municipal, que têm contato direto com à população. Eles foram divididos em duas turmas, com 28 participantes em cada, no CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional) para aprender a se comunicar através da linguagem de sinais.
As aulas são ministradas pela servidora da Secretaria de Educação, Maria Rita Capel, professora de Letras com habilitação em Libras. No primeiro encontro, ela já começou a ensinar palavras para os alunos, que farão o curso até setembro.